Qual é o quarto elemento do fogo?

Perguntado por: hrebelo . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 12 votos

Esse quarto elemento, também denominado transformação em cadeia, vai for- mar o quadrado ou tetraedro do fogo, substituindo o antigo triângulo do fogo. É todo material que queima. São sólidos, líquidos e gasosos, sendo que os sólidos e os líquidos se transfor- mam primeiramente em gás pelo calor e depois inflamam.

Para entender o fogo, temos que saber a função de cada componente necessário :

  • Comburente. É o elemento que ativa e da vida a combustão. ...
  • Combústivel. É toda a substância capaz de queimar e alimentar a combustão. ...
  • Calor. ...
  • Reação Química em Cadeia.

Os elementos que compõem o fogo são combustível, comburente e calor. Estes formam o Triângulo do Fogo. Quando ocorre a reação em cadeia desses três elementos, tem-se o quadrado do fogo, ou Tetraedro do Fogo, que substitui o Triângulo do Fogo.

O oxigênio é o principal comburente. É o elemento que serve para iniciar à combustão.

Elemento ativador do fogo, ou seja, que lhe dá vida e intensifica o fenômeno da combustão. O oxigênio é o principal comburente.

Na natureza, existem quatro elementos fundamentais: água, terra, fogo e ar.

OS QUATRO ELEMENTOS DA NATUREZA (AR, FOGO, TERRA E ÁGUA) NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Para que esta reação aconteça e se mantenha, são necessários quatro elementos: o combustível, o comburente, o calor e a reação em cadeia. Estes elementos são, didaticamente, simbolizados pelo tetraedro do fogo.

Partindo do princípio de que, para haver fogo, são necessários o combustível, comburente e o calor, formando o triângulo do fogo ou, mais modernamente, o quadrado ou tetraedro do fogo, quando já se admite a ocorrência de uma reação em cadeia, para nós extinguirmos o fogo, basta retirar um desses elementos.

A partir disso, podemos definir as 3 formas de eliminar o fogo: a) Resfriamento: Quando se retira o calor; b) Abafamento: Quando se retira o comburente; c) Isolamento: Quando se retira o combustível.

São esses gases voláteis que entram em combustão e não a celulose diretamente. Po isso, o fogo não ocorre diretamente no combustível, e sim próximo a sua superfície. A temperatura continua a subir e, quando chega entre 300 3 400ºC, se tiver oxigênio, ocorre a ignição com a presença de chamas.

O fogo é o elemento das transmutações, da transformações. Sua força luminosa indica o caminho que deve ser seguido por aquele que conhece os ensinamentos do Universo. O fogo é a chama que, acesa dentro de nós, faz brilhar nossa aura e nossos olhos, revelando a força de nosso espírito.

Significado de Fogo. substantivo masculino Fenômeno que consiste no desenvolvimento simultâneo de calor, de luz e de chama produzido pela combustão viva de certos corpos, como a madeira, o carvão etc. Efeito desse fenômeno; fogueira, incêndio, labareda, lume.

O fogo, em ambiente rico em comburente (oxigênio), terá suas chamas aumentadas, desprenderá mais luz e gerará maior quantidade de calor. O comburente mais comum é o oxigênio, contido no ar atmosférico numa porcentagem de 21%; portanto é o elemento que está contido em quase todos os ambientes.

O fogo é constituído de uma mistura de gases em alta temperatura. A luminosidade vista e o calor são provenientes da reação entre o combustível (madeira, papel, plástico, gasolina) e o comburente (oxigênio), uma reação de oxidação desencadeada por uma energia inicial, chamada temperatura, calor ou ponto de ignição.

Formas de Propagação de Incêndios
por Convecção, onde a energia é transportada pela movimentação do ar aquecido pela combustão; por Condução, onde a energia é transportada através de um corpo; por Projeção de partículas inflamadas, que pode ocorrer na presença de explosões e fagulhas transportadas pelo vento.