Tem torresmo em Portugal?

Perguntado por: dteixeira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 8 votos

O torresmo passou a ser utilizado em larga escala como petisco associado à comida mineira, sendo apreciado acompanhado de um aperitivo — aguardente — e utilizado também na feijoada e no feijão tropeiro.

Há quem diga que ele veio de nossos irmãos portugueses, mas também recebeu a influência africana. Isso está atrelado à alimentação dos escravos durante o período colonial. A partir disso, foi incorporado à nossa culinária, em especial, no estado de Minas Gerais.

O tão famoso torresminho! Você sabe de onde ele surgiu?

a pururuca sua casca é o Reino é aquele que tem a carninha. aquela gordurinha muita que a gente chama torresmo de barriga e. tem um pouquinho da carne.

Ou então, acompanhar o chá com algo feito numa torradeira, que vem do Latim torrere, “queimar, secar, tostar ao fogo”. Daí veio a palavra torresmo, que os doutores dizem que faz mal para o coração mas que eu acho que faz bem ao paladar.

São um petisco popular no sul e ao longo da fronteira EUA-México, onde são chamados de "chicharrones". Nos EUA , o crescimento da popularidade da carne suína teve seu auge quando a "dieta Atkins", pobre em carboidratos, ficou popular no início dos anos 2000. Torresmos não contêm carboidratos e contêm muita proteína.

Produzida há mais de um século pelas gerações das famílias italianas, a iguaria é comercializada em pelo menos 15 estabelecimentos da cidade.

Particularidade: Pedaços de carne de porco, cozinhados na sua própria gordura até ficarem secos.

torresmo {masculino}
chicharrón {m.}

A diferença é a quantidade de carne: a panceta tem menos gordura e vai render um torresmo mais suculento e carnudo, enquanto a barriga, mais gorda, forma torresmos menores e crocantes, como aqueles normalmente servidos com o caldinho de feijão.

Estudos anteriores mostram que ingeri-las em quantidades maiores está associado ao excesso de peso, à hipertensão e ao acúmulo de gordura abdominal, condições sabidamente ligadas ao aumento do risco de doenças cardiovasculares.