Tem kombucha no Brasil?

Perguntado por: evarela . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.5 / 5 8 votos

A kombucha saiu da garagem e está efervescendo no Brasil como um mercado mais maduro e promissor. A bebida gasosa, levemente ácida e adocicada, feita a partir da fermentação do chá por uma cultura de bactérias e leveduras, ganhou mais espaço nas gôndolas dos supermercados com a pandemia.

O kombucha pronto pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e de nutrição, e no sabor tradicional ou variados de frutas e especiarias. Já o scoby, responsável pela fermentação da bebida, pode ser encontrado em sites ou fóruns na internet que oferecem de graça.

O vencedor do concurso foi a Karma to Brew, do Uruguai, que levou a primeira e a segunda colocação com a kombucha original e a de manga e jalapeño, respectivamente. Já a brasileira Dêvi ficou em terceiro com sua bebida de abacaxi e gengibre.

- Sabores do Brasil - R$ 7,50/un.

Feita a partir de uma mistura de chá adoçado com açúcar e uma cultura simbiótica de bactérias e leveduras, a kombucha é uma bebida rica em probióticos e nutrientes. Esse produto já pode ser encontrado em lojas de alimentos naturais, supermercados e em algumas casas e empórios de bebidas.

É seguro tomar Kombucha? Sim. Existem algumas bactérias encontradas que podem trazer malefícios aos seres humanos. Mas a boa notícia é que com a produção do ácido acético (produto da fermentação do scooby) o pH é muito baixo, impedindo que essas bactérias tóxicas sobrevivam e se proliferem.

Quais as contraindicações do Kombucha
Mulheres grávidas ou que estão amamentando (para o bebê pode ter efeito laxante) Hemofílicos (pessoas com distúrbios de coagulação sanguínea)

200 ml

preste atenção ás reacções do seu corpo durante e após o consumo. E, convém ter sempre em atenção que a quantidade é inimiga da qualidade. De uma maneira geral, para sentir todos os benefícios da bebida, recomendamos o seu consumo numa base diária, pelo menos 200 ml por dia.

Sistema imunológico mais forte
Naturalmente, o intestino produz células de defesa e o consumo regular de kombucha, devido às suas propriedades, aumenta a produção, fortalecendo o sistema imunológico como um todo.

Levemente frisante, com sabores que vão de hibisco a gengibre, e gosto avinagrado, a kombucha está cada vez mais na moda. Feita da fermentação de chá adoçado, é uma bebida probiótica e antioxidante, rica em vitaminas C, K e do complexo B.