Qual é a bactéria da kombucha?

Perguntado por: ocaetano5 . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.5 / 5 19 votos

Os microrganismos que podem ser encontrados no SCOBY variam de acordo com a origem da cultura simbiótica utilizada, mas o gênero de bactéria predominante é o Gluconacetobacter e a levedura mais encontrada é a Zygosaccharomyces.

Aristóteles explica que a kombucha é uma bebida fermentada por bactérias e fungos que se mantém por meio de uma associação. A Koagataeibacter oboediens predomina nessa cooperação entre os microrganismos.

SCOBY

A kombucha, também conhecida como chá de fungo, é uma bebida probiótica, podendo ser produzida de forma caseira, com diversos benefícios à saúde daqueles que a ingerem. Sua base é feita a partir de chá acrescido de um consórcio de bactérias e fungos denominado SCOBY.

O Scoby é uma cultura viva, de aspecto gelatinoso e translúcido, parecido com uma panqueca, composta por bactérias e leveduras. Durante o processo de fermentação da kombucha, essa colônia, se alimenta do açúcar, produzindo uma bebida levemente refrescante, gaseificada e deliciosa.

Instruções

  1. Ferva a água e adicione o chá Coloque a água em uma panela e aqueça até ferver. ...
  2. Adoce o chá com o açúcar. ...
  3. Deixe o líquido esfriar até a temperatura ambiente. ...
  4. Sanitize seu Pote de Vidro. ...
  5. Misture o chá adoçado ao Kombucha. ...
  6. Cubra com o pano de voil e deixe fermentar. ...
  7. Acompanhe a fermentação. ...
  8. Tudo pronto!

O equilíbrio da flora intestinal favorece o melhor funcionamento do sistema. Como é rico em bactérias boas para o organismo, o kombucha é responsável por garantir melhorias em relação à flora intestinal. Afinal, ele retira as bactérias ruins e favorece a atuação daquelas que são positivas, o que equilibra o sistema.

Pacientes diabéticos não devem ingerir a bebida, por causa da glicose; Pessoas com problemas de gases devem consumir com moderação, pois influencia no inchaço abdominal.

Se o Scoby estiver com odor semelhante ao queijo, pode indicar que está em decomposição e deve ser descartado.

A resposta é NÃO! Não se deve lavar, pois. prejudica a atividade biológica da colônia.

O scoby pode ser comido cru, cozido ou desidratado. É importante limpar bem o scoby antes de comê-lo, removendo qualquer sujeira ou detrito. Uma maneira popular de comer o scoby é cortá-lo em pedaços e temperá-lo com sal, pimenta e outros temperos de sua preferência.

Normalmente, se os processos de produção e armazenamento forem adequados, a bebida não deve apresentar teor alcoólico superior a 0,5%. Porém, alguns estudos feitos com amostras de kombucha no exterior mostraram que a bebida pode ultrapassar esse teor alcoólico.

200 ml

De uma maneira geral, para sentir todos os benefícios da bebida, recomendamos o seu consumo numa base diária, pelo menos 200 ml por dia.