Quem tem diabetes pode tomar o kombucha?

Perguntado por: lcamilo . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.5 / 5 2 votos

Um estudo feito na Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, mostra evidências de que a kombucha pode contribuir com o controle dos níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2.

O kombucha é uma bebida milenar de origem chinesa feita à base de chá, açúcar e uma cultura viva conhecida como scoby, sigla em inglês para Colônia Simbiótica de Bactérias e Leveduras. É a responsável pela fermentação da bebida, que por meio do processo metabólico transforma a cafeína e o açúcar em probióticos.

Quais as contraindicações do Kombucha
Mulheres grávidas ou que estão amamentando (para o bebê pode ter efeito laxante) Hemofílicos (pessoas com distúrbios de coagulação sanguínea)

Praticamente não há contraindicações. “Mas por conta da cafeína presente no chá, não costuma ser indicada para quem tem problema grave de hipertensão, grávidas e lactantes. Crianças a partir dos 4, 5 anos já podem tomar em doses bem pequenas”, afirma a nutricionista Camila Gomes.

De maneira geral, pessoas com problemas de Kapha e Pitta deveriam ter cuidado ao consumir kombucha. Como eu disse, o sabor azedo tende a agravar esses doshas. Na prática, isso significa que a pessoa pode sentir alterações digestivas, desconforto abdominal e até refluxo.

200 ml

De uma maneira geral, para sentir todos os benefícios da bebida, recomendamos o seu consumo numa base diária, pelo menos 200 ml por dia. A quantidade de kombucha consumida diariamente também varia de acordo com o contexto e os objectivos com que é consumida.

O kombucha não é recomendado para crianças, mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Essa bebida também não é indicada para pessoas com problemas graves nos rins, pulmões e fígado. Além disso, por conter açúcar, pessoas com diabetes devem consumir o kombucha somente com a orientação de um médico, ou nutricionista.

O açúcar utilizado na Kombucha é, justamente, o alimento das bactérias e leveduras que vão produzi-la. É através deste processo, que surge uma bebida levemente carbonatada, rica em vitaminas, minerais, enzimas e ácidos orgânicos tão benéficos ao nosso organismo.

Poderoso antioxidante
Rica em vitaminas C, K e do complexo B, a kombucha tem forte ação antioxidante e a sua ingestão frequente combate os famosos radicais livres, os maiores causadores do envelhecimento da pele.

Normalmente, se os processos de produção e armazenamento forem adequados, a bebida não deve apresentar teor alcoólico superior a 0,5%. Porém, alguns estudos feitos com amostras de kombucha no exterior mostraram que a bebida pode ultrapassar esse teor alcoólico.

Como muitos já sabem, por ser uma bebida fermentada, a kombucha é rica em probióticos (micro-organismos vivos benéficos para a saúde, principalmente quando relacionado ao intestino). Para potencializar os benefícios dos micro-organismos vivos (probióticos) sugerimos um shot pela manhã em jejum.

Por ser fonte de vitaminas do complexo B (B1, B6 e B12), importantes aliadas no manejo da depressão, estresse, ansiedade já que estão associadas à uma melhora no humor e desempenho cognitivo, a kombucha também pode ser um importante coadjuvante no tratamento.