O que é kombucha para o intestino?

Perguntado por: agarcia . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.4 / 5 11 votos

Chá é recomendado para quem tem síndrome do intestino irritável e doença de Crohn. O kombuchá é uma bebida muito antiga, mas começou a ganhar adeptos no Brasil recentemente. Sua base é feita de algum chá proveniente da camélia sinensis, pode ser verde, branco ou preto, açúcar e uma colônia de bactérias e leveduras.

Após a fermentação, o kombucha transforma-se em uma bebida rica em nutrientes naturais e é considerado um tônico excelente para a saúde intestinal e o sistema imunológico, o que melhora a saúde geral do organismo, facilitando a digestão e a absorção de nutrientes, além da recuperação da flora intestinal.

Ela sugere ingerir a kombucha de duas formas: “Pode usar num processo detox, tomando 500 ml uma vez por semana, para fazer uma limpeza do organismo. E depois, para manutenção, vale beber doses pequenas, de 100 ml diariamente. E pode alternar com o Kefir, já que são bactérias diferentes”.

Contraindicações. Embora o kombucha seja geralmente considerado seguro para a maioria das pessoas, há algumas condições em que o consumo de kombucha pode não ser recomendado. Ele é contraindicado para pessoas com: Sensibilidade à cafeína: o kombucha é feito com chá, que contém cafeína.

A kombucha nada mais é do que uma bebida probiótica produzida à base do chá da planta Camellia Sinensis, açúcar e uma colônia de bactérias e leveduras. Dentre os principais benefícios da Kombucha estão: Regularizar a função intestinal. Reforçar as defesas do organismos.

- Sabores do Brasil - R$ 7,50/un.

Os melhores probióticos para pacientes com síndrome do intestino irritável são os naturais, como o kefir e o kombucha, que podem ser consumidos entre as refeições.

De maneira geral, pessoas com problemas de Kapha e Pitta deveriam ter cuidado ao consumir kombucha. Como eu disse, o sabor azedo tende a agravar esses doshas. Na prática, isso significa que a pessoa pode sentir alterações digestivas, desconforto abdominal e até refluxo.

Sistema imunológico mais forte
Naturalmente, o intestino produz células de defesa e o consumo regular de kombucha, devido às suas propriedades, aumenta a produção, fortalecendo o sistema imunológico como um todo.

Uma das principais queixas relacionadas ao estômago é a famosa Gastrite. Se você é uma dessas pessoas, a Kombucha pode lhe ajudar muito! Isso porque a colônia do Kombucha, conhecida como scooby, é ótima para combater a H. pylori, uma das bactérias causadoras da gastrite, que ocasionam os sintomas de dor e queimação.

Por ser fonte de vitaminas do complexo B (B1, B6 e B12), importantes aliadas no manejo da depressão, estresse, ansiedade já que estão associadas à uma melhora no humor e desempenho cognitivo, a kombucha também pode ser um importante coadjuvante no tratamento.

Normalmente, se os processos de produção e armazenamento forem adequados, a bebida não deve apresentar teor alcoólico superior a 0,5%. Porém, alguns estudos feitos com amostras de kombucha no exterior mostraram que a bebida pode ultrapassar esse teor alcoólico.