Que tipo de bactéria é o kefir?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.6 / 5 19 votos

De acordo com a literatura, os grãos de kefir são compostos por bactérias ácido-láticas, bactérias acéticas e leveduras. Os microrganismos comumente encontrados em grãos de kefir são os dos gêneros: Lactobacillus (L. brevis, L. casei, L.

Os grãos de Kefir são constituídos por leveduras fermentadoras de lactose (Kluyveromyces marxianus) e leveduras não fermentadoras de lactose (Saccharomyces omnisporus,Saccharomyces cerevisiae e Saccharomyces exiguus), Lactobacillus casei, Bifidobacterium spp. e Streptococcus salivarius subsp. thermophilus.

Os grãos de kefir possuem bactérias e leveduras que promovem a fermentação do leite. As bactérias e leveduras do grão de kefir são responsáveis por desencadear a fermentação láctica e alcoólica do leite. Geralmente o leite utilizado é o leite de vaca, porém outros leites podem ser usados como o leite de búfala e cabra.

Entre 89% e 90% do volume do kefir é água, 0.2% da massa é composta por lipídios, cerca de 3% por proteínas e 6% por açúcar. Na América Latina, os grãos de kefir e sua preparação foram introduzidos por imigrantes libaneses e sírios no final do século XIX.

Você provavelmente já ouviu falar do Kefir, cuja origem provável é atribuída às montanhas do Cáucaso, região de fronteira entre os continentes europeu e asiático. A partir dos grãos de Kefir é produzida uma bebida fermentada que se popularizou no mundo todo, inclusive no Brasil.

Pessoas com distúrbios do trato digestivo como síndrome do intestino irritável e disbiose podem apresentar inchaço inicial ou um desconforto abdominal ao consumir o kefir.

O kefir é um leite fermentado rico em bactérias e leveduras probióticas que promovem a saúde intestinal, facilitando a digestão e aumentando a imunidade, ajudando a manter a saúde geral do organismo.

Bom, mas se é tão antiga assim porque não é vendida em larga escala? Até hoje a indústria não conseguiu produzir e manter as propriedades do Kefir. Ao ser produzido em grande quantidade ele perde parte dos benefícios.

cremoris, Lactococcus lactis subsp. diacetylactis, Leuconostoc mesenteroides subsp. cremoris, Lactobacillus kefyr, Kluyveromyces marxianus var. marxianus e Saccharomyces unisporus.

O kefir de leite tem um valor probiótico maior do que o de água, totalizando cerca de 30 a 50 diferentes cepas de probióticos, enquanto 10 a 15 estão presentes no kefir de água.

Kefir é uma palavra de origem turca e significa “sentir-se bem”. Sua característica mais importante é a presença de uma microbiota diversificada, composta de várias cepas de bactérias e leveduras diferentes. Tem o sabor ligeiramente ácido, consistência cremosa, lembrando iogurte.

O kefir é o produto da proliferação de organismos vivos. Como qualquer cadeia alimentar, quanto mais seres disputando pelo alimento, mais difícil o acesso aos nutrientes necessários. O excesso de grãos imersos no líquido pode resultar em uma maior acidez no final por causa da fermentação.

Os grãos de kefir são compostos por três grupos de micro-organismos que coexistem em uma relação simbiótica. A diversidade desses micro-organismos inclui bactérias ácido-lácticas, bactérias ácido-acéticas e leveduras, coexistindo em um polissacarídeo natural (kefiran) e uma matriz proteica.