Qual o nome do especialista que cuida dos rins?

Perguntado por: rgouveia . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.6 / 5 19 votos

O nefrologista é o médico que cuida especificamente das doenças ligadas aos rins, como a insuficiência renal — que tenha como causa o diabetes, a hipertensão arterial, doenças císticas e outros males que comprometem o funcionamento dos rins —, cálculos renais recorrentes e que não precisam de cirurgia, além de infecção ...

Quando procurar um nefrologista? O Nefrologista deve ser procurado quando o problema é especifico do rim – insuficiência renal, cistos, infecção de urina constante. Além disso, fique atento a edemas, inchaços, urina com sangue, mais de um calculo renal ou infecção de urina.

Em síntese, a urologia é responsável pelo atendimento dos casos em que necessitem de intervenção cirúrgica, enquanto o nefrologia atua quando o tratamento pode ser à base de medicamentos. Com isso, o paciente poderá ter um atendimento mais especializado, e assim terá como tratar de maneira mais eficaz seus problemas.

Sendo assim, nefrologia é a especialidade da medicina dedicada ao cuidado desses órgãos. O nefrologista, por sua vez, é o médico especialista nas funções e doenças renais. Na prática, é ele o profissional responsável por prevenir, diagnosticar e tratar as alterações que afetam os rins.

Um dos principais exames periódicos realizados para identificar problemas renais como cálculos e infecções urinárias é a ultrassonografia de rins e vias urinárias. Esse teste é muito importante para avaliar também condições como perda excessiva de proteínas e funcionamento insuficiente dos rins.

Cólica renal. Infecção urinária (ardor para urinar ou dor lombar associada a febre, urina com mal cheiro ou turva, dificuldade para urinar ou sentir vontade de urinar muitas vezes ao dia) Sangue na urina. Fraqueza ou palidez cutânea não explicada por outras causas.

R$ 130

O preço da consulta particular com nefrologista custa o valor a partir de R$ 130.

Veja como:

  1. Diminua o consumo de sal nos alimentos. O máximo permitido é de cinco a seis gramas por dia.
  2. Beba bastante água, mantenha uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos com regularidade.
  3. Não fume e mantenha um peso adequado.
  4. Meça a sua pressão arterial.
  5. Cuidado na hora de utilizar algum medicamento.

Na primeira consulta com o médico nefrologista, geralmente é indicado por um urologista (especialidade médica para o trato do sistema urinário de ambos os sexos e o órgão reprodutor masculino) devido muitos pacientes recorrerem a esse profissional ao apresentar alguns sintomas iniciais.

Em relação ao aparelho urinário, as doenças que o Médico Urologista trata são as seguintes: Tumores urológicos (por exemplo na bexiga, na uretra ou nos rins) Cálculos ou “pedras” nos rins (Litíase Renal); Alterações na uretra (por exemplo estenoses ou apertos);

Geralmente concentrada nas laterais da coluna vertebral – próxima do nervo ciático -, essa dor se caracteriza por ser um incômodo constante, com ocasionais pontadas mais pronunciadas.