Quem tem enxaqueca pode tomar kombucha?

Perguntado por: iescobar . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.6 / 5 8 votos

Em alguns casos, ela evolui a ponto de gerar diversas crises de enxaqueca. Mas as propriedades da bebida são calmantes e contribuem também para eliminar esses sintomas.

Contraindicações. Embora o kombucha seja geralmente considerado seguro para a maioria das pessoas, há algumas condições em que o consumo de kombucha pode não ser recomendado. Ele é contraindicado para pessoas com: Sensibilidade à cafeína: o kombucha é feito com chá, que contém cafeína.

Além disso, indivíduos com problemas de saúde específicos, como doenças renais ou hepáticas, também devem consultar um médico antes de consumir kombucha. O chá pode conter quantidades significativas de cafeína e álcool residual, portanto, mulheres grávidas ou que amamentam também devem ter cautela ao consumir a bebida.

Por ser fonte de vitaminas do complexo B (B1, B6 e B12), importantes aliadas no manejo da depressão, estresse, ansiedade já que estão associadas à uma melhora no humor e desempenho cognitivo, a kombucha também pode ser um importante coadjuvante no tratamento.

De maneira geral, pessoas com problemas de Kapha e Pitta deveriam ter cuidado ao consumir kombucha. Como eu disse, o sabor azedo tende a agravar esses doshas. Na prática, isso significa que a pessoa pode sentir alterações digestivas, desconforto abdominal e até refluxo.

O Kombucha é uma bebida saudável. VERDADE. Possui grande variedade de vitaminas, minerais, enzimas e ácidos orgânicos, extremamente saudáveis para o organismo. Os probióticos também possuem grande quantidade de antioxidantes, ajudando e protegendo o organismo de doenças inflamatórias.

Como muitos já sabem, por ser uma bebida fermentada, a kombucha é rica em probióticos (micro-organismos vivos benéficos para a saúde, principalmente quando relacionado ao intestino). Para potencializar os benefícios dos micro-organismos vivos (probióticos) sugerimos um shot pela manhã em jejum.

200 ml

preste atenção ás reacções do seu corpo durante e após o consumo. E, convém ter sempre em atenção que a quantidade é inimiga da qualidade. De uma maneira geral, para sentir todos os benefícios da bebida, recomendamos o seu consumo numa base diária, pelo menos 200 ml por dia.

O kombucha é uma bebida rica em compostos antioxidantes, antibacterianos e antifúngicos. Alguns estudos em ratos mostraram melhora na gestão da glicemia, e também de marcadores como o colesterol. No entanto, não está claro se consumir kombucha de fato se traduz em benefícios reais (desfechos clínicos) em humanos.

Uma ótima opção de como tomar kombucha em uma espécie de “detox”, tomando 600 ml uma vez por semana, para fazer uma limpeza no organismo. Você também pode iniciar o consumo com doses menores, de 150 ml, e ir aumentando aos poucos até que o seu organismo se familiarize com a bebida.

Praticamente não há contraindicações. “Mas por conta da cafeína presente no chá, não costuma ser indicada para quem tem problema grave de hipertensão, grávidas e lactantes. Crianças a partir dos 4, 5 anos já podem tomar em doses bem pequenas”, afirma a nutricionista Camila Gomes.