Tem que lavar o kefir de leite?

Perguntado por: orocha . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.7 / 5 11 votos

Não é necessário lavar os grãos entre um cultivo ou outro, mas recomenda-se fazer isso uma vez na semana.

Coe seu kefir e coloque cerca de 1 colher de sopa em cada saquinho. Não precisa lavar nem acrescentar água ou leite. No caso do kefir de água, deixe os grão secando por meia hora sobre papel-toalha, para desidratá-lo.

É importante NÃO lavar seus grãos de Kefir com água. é saúde, portanto mantenha seu kefir saudável!

Para que se mantenha vivo, ele precisa ser cultivado no leite ou na água com açúcar mascavo e não pode ser aquecido. Desse modo, se você quer saber como conservar kefir quando não estiver usando, saiba que ele deve ser mantido no frio.

O tempo de fermentação também pode sofrer alterações se a temperatura estiver alta, atingindo 48 horas ou menos. Se for necessário interromper o cultivo para sair de férias, por exemplo, é possível armazenar-lo por até 3 semanas na geladeira, em um recipiente tampado com tecido.

O leite pode estar gelado ou em temperatura ambiente para o cultivo, mas o leite quente ou morno pode matar os grãos. Quanto maior a temperatura ambiente, mais os grãos irão fermentar, mas o leite não pode estar quente.

Se não for consumido na hora, deve ser colocado na geladeira e ser consumido em até 3 dias. Isso também deixará o kefir mais ácido devido o tempo de fermentação.

Se for sair de férias, por exemplo, você pode armazenar o Kefir até 3 semanas na geladeira, em um recipiente tampado que ele se manterá vivo. Depois é só coar (descartar o líquido) e voltar ao processo normal. Importante ressaltar que pode demorar alguns dias até eles voltarem completamente a ativa.

Não há uma restrição de horários em que se pode tomar o kefir.

Como o kefir é naturalmente irregular e azedo, é difícil dizer com certeza se ele está estragado ou se está morto, mas um sinal pode surgir quando ele começar a mudar de cor, de branco cremoso para azul esverdeado ou laranja. Outra condição é o crescimento de fungos.

O kefir vai ajudar no controle de peso, afinal, ele regenera a flora bacteriana, facilitando a metabolização de gordura, a eliminação de toxinas e a digestão dos alimentos. Outro fator que vale pontuar é que a bebida possui baixo teor calórico, logo, é possível consumir diariamente em algumas refeições durante o dia.