Como saber se o kefir está vivo ou morto?

Perguntado por: ejordao . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.2 / 5 2 votos

A principal diferença do kefir de leite estragado para o kefir de água estragado, são as bolinhas. Se o seu recipiente com líquido e kefir de água não tiver bolinhas de ar, significa que ele está morto ou estragado. Neste caso, nem sempre ele apresenta uma coloração ou cheiro diferente.

Um sinal comum para quem procura saber se o kefir morreu (isso vale para todos os tipos) é que ele não se reproduz na mesma velocidade. É comum por exemplo que o kefir em poucas semanas dobre de quantidade. Se ele estragar, isso não acontecerá. Não se nota mais esse crescimento na quantidade de grãos.

Mantenha os Grãos em temperatura ambiente até que descongelem um pouco. Adicione os grãos em vidro esterilizado com 100 ML de água filtrada, deixe por volta de 1 Hora, Coe e descarte a Água.

Para conservar kefir durante alguns dias, até 1 semana, coloque os grãos num recipiente e adicione leite ou água, dependendo do tipo de grão (a medida é 100 ml de leite ou de água com açúcar mascavo para cada 1 colher de sopa de kefir). Tampe com e guarde na geladeira durante o tempo que desejar.

Não é necessário lavar os grãos entre um cultivo ou outro, mas recomenda-se fazer isso uma vez na semana.

Se eles se agruparem, significa que ainda resta esperanças, caso contrário, lamento informar mas realmente o seu kefir está morto. Quando ele perde a sua consistência normal significa que está em processo de putrefação, está ficando podre, e o melhor será não usar ele para produzir o iogurte.

O tempo de fermentação também pode sofrer alterações se a temperatura estiver alta, atingindo 48 horas ou menos. Se for necessário interromper o cultivo para sair de férias, por exemplo, é possível armazenar-lo por até 3 semanas na geladeira, em um recipiente tampado com tecido.

Como congelar:
Ele pode ficar até um ano congelado, no caso do de leite, e três meses, no caso do de água: Separe saquinhos plásticos de cozinha; Coe seu kefir e coloque cerca de 1 colher de sopa em cada saquinho. Não precisa lavar nem acrescentar água ou leite.

Após um período de tempo, caso fiquem sem comida (leite fresco), eles podem ficar estressados e, eventualmente não crescer, multiplicar e em caso extremo, até morrerem. Se eles estão fermentando demais em 24h, então alimente-os novamente ou aumente a quantidade de leite.

O leite pode estar gelado ou em temperatura ambiente para o cultivo, mas o leite quente ou morno pode matar os grãos. Quanto maior a temperatura ambiente, mais os grãos irão fermentar, mas o leite não pode estar quente.

Tanto no de leite, quando to no de água, os sinais mais fáceis de reconhecer kefir morto ou estragado são:

  1. Cheiro desagradável (podre ou extremamente azedo);
  2. Coloração sem ser branca ou translúcida;
  3. Grãos esfarelando;
  4. Fungos;
  5. Sem bolhas (quando é kefir de água);
  6. Não fermenta (mesmo após ter mudado o leite ou açúcar).

é normal a baba do que ser.

A água fica turva e pode haver bolhinhas na superfície. A efervescência ocorre apenas durante a segunda fermentação em garrafas fechadas hermeticamente. Embora ocorram bolhas durante a primeira fermentação, o kefir não borbulha nesse estágio, isso é normal.

Se você deixar fermentando por 12h, te auxiliará para soltar o intestino; com 24h de fermentação, ele funciona bem para quem já tem o intestino regular, mas gostaria de melhorar a microbiota intestinal; com 40h, ajuda a combater a diarréia.

Misture bem e deixe fermentar por 24 horas, faça isso durante 7 dias. Fazendo uma troca sim e a outra não, assim seu kefir irá crescer muito mais rápido.

Então sim, os grãos de kefir podem ser comidos sem que haja efeitos colaterais negativos.