Quem tem o colesterol alto pode comer ervilha?

Perguntado por: lvieira3 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Ervilha ajuda a controlar colesterol e protege o coração: veja 6 benefícios - 03/11/2020 - UOL VivaBem.

Comer quantidades pequenas de leguminosas como ervilha, grão de bico, feijão e lentilha parece reduzir o colesterol LDL, ou colesterol ruim.

"Esse alimento auxilia no controle dos níveis de glicemia e colesterol no sangue e previne a prisão de ventre, assim como a anemia. Graças ao enxofre, os cabelos e as unhas também são beneficiados. Além disso, os antioxidantes e a vitamina E retardam o envelhecimento precoce.

Assim como batata e milho, a ervilha é uma fonte de amido e é um vegetal glicêmico, o que pode levar ao ganho de peso, aumento dos níveis de açúcar no sangue e níveis elevados de fome.

MODERE: Corn flakes, sucrilhos, granola, musli sem coco. EVITE: Batata frita, mandioca frita, polenta frita sucrilhos com chocolate. PREFIRA: Feijão-preto, branco, mulatinho, jalo, roxinho, rosinha, de-corda, verde, ervilha, fresca e seca, frão-de-bico, lentilha, soja, fava, MODERE: Não há.

Feijão. O legume contém fitoesteróis, substância importante no combate ao colesterol alto. O feijão preto é o que possui maior quantidade de fitoesteróis, embora todos façam bem para a saúde.

Vegetais (Especialmente Verdes)
Muitas folhas verdes escuras, como espinafre e couve, contêm poucas calorias, mas oferecem proteção contra ataques cardíacos, ajudando as paredes da artéria a ficarem livres do acúmulo de colesterol.

Uma alimentação rica em fibras também ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL. Comer alimentos com fibra diariamente, como frutas, legumes e verduras – principalmente as verdes escuras, como brócolis e espinafre –, também é uma ótima forma de suprir as necessidades diárias de vitaminas e minerais do organismo.

Ervilha. Outro ingrediente muito bom para substituir o feijão no cardápio é a ervilha, que é rica em vitamina A, vitamina do complexo B além de zinco. Ah, e se você tá está procurando por um alimento com boa quantidade de proteínas, então saiba que encontrou!

Uma concha (100 gramas) de feijão cozido fornece 8 gramas de proteína. Apresenta zinco, luteína e vitaminas do complexo B, caso de ácido fólico e niacina. Uma xícara de ervilha cozida (100 gramas) carrega 7,9 gramas de proteína.

As ervilhas verdes são repletas de nutrientes. Eles fornecem uma boa quantidade de 8 vitaminas, de 7 tipos de minerais, fibras e proteínas. O perfil nutricional das ervilhas verdes pode aumentar a qualidade da sua saúde.

Ervilha fortalece o sistema imunológico
As ervilhas são ricas em vitamina C, o que a torna um dos melhores alimentos para aumentar a imunidade. As ervilhas, especialmente os brotos, também contêm fitoalexinas, um antioxidante que pode inibir o H. pylori, a bactéria que causa úlceras e câncer de estômago.

A principal causa para o aumento nas taxas de triglicerídeos é, sem dúvida, a má alimentação. Nesse sentido, o consumo de alimentos como açúcar, pães, massas e todos que contenham quantidades elevadas de carboidratos deve ser controlado.