Quem inventou o conceito de meritocracia?

Perguntado por: agentil2 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4 / 5 9 votos

A palavra "meritocracia" foi utilizada pela primeira vez no livro The Rise of the Meritocracy (A ascensão da meritocracia, em tradução livre), de Michael Young (1958), o criador do termo.

O significado do termo meritocracia. O significado do termo meritocracia é complexo, mas sua origem semântica é atribuída ao sociólogo inglês Michael Young, em seu ensaio distópico The Rise of the Meritocracy, publicado em 1958.

Primeiramente, para Locke, todos nós nascemos iguais (tabula rasa). E tudo que fizermos desde então ditará quem seremos e o que conseguiremos na vida. Este conceito, também chamado de empirismo, diz que através da experiência que adquirimos nos tornamos únicos.

Ou seja, a meritocracia seria um modelo justo por premiar quem mais merece. Nesse sentido, instituições meritocráticas promovem pessoas em função dos seus méritos pessoais, como aptidão, trabalho, esforço, competição, inteligência e outras virtudes.

Meritocracia significa que todo indivíduo é capaz de prosperar somente com suas capacidades sem precisar da ajuda da sociedade, Estado ou família. É um sistema que privilegia as qualidades do indivíduo como a inteligência e a capacidade de trabalho, e não sua origem familiar ou suas relações pessoas.

O socialismo e demais ideologias que pregam o conceito de sociedade igualitária, também se opõe à meritocracia. Para este grupo, a ideia de incentivar o sucesso baseando-se no individualismo faz com que cresça a desigualdade social e o "Darwinismo Social". Saiba mais sobre o significado de desigualdade social.

A meritocracia é considerada um mito porque, apesar de ser promovida como um método aberto e acessível de alcançar a mobilidade social ascendente sob o capitalismo neoliberal ou de livre mercado, a disparidade de riqueza e a mobilidade social limitada permanecem generalizadas, independentemente da ética de trabalho ...

John Locke propôs que o homem modifica a natureza por meio de seu trabalho, fazendo com que o resultado de seu esforço se torne sua propriedade. Embora tudo o mais seja comum a todos, o trabalho transforma o que é coletivo em propriedade particular.

É a partir deste conceito que Locke desenvolve a idéia de direitos naturais, tais como o direito à liberdade, à vida e à propriedade. A finalidade do governo civil, segundo Locke, é a garantia e a preservação destes direitos naturais.

Como representante do individualismo liberal, defendeu a monarquia constitucional e representativa, que foi a forma de governo estabelecida na Inglaterra, depois da Revolução de 1688.

A meritocracia no Brasil
Por exemplo: nos países desiguais parte da população não consegue acessar direitos como educação e saúde. Por isso, a meritocracia seria uma avaliação injusta, já que os resultados comparados seriam de pessoas que vivem em contextos sociais desiguais.

Desprezar a meritocracia é, assim, enaltecer e defender privilégios (que não são direitos) e o oportunismo de certos grupos, jogando CONTRA as graves desigualdades sociais. A melhor solução no meu entendimento é a privatização, talvez com exceção da segurança pública e sistema legal, de todos os serviços públicos.