Como a meritocracia pode ser justa?

Perguntado por: ldantas . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.4 / 5 20 votos

Para Rawls, uma meritocracia justa passaria pelo investimento público em educação de qualidade para todos e programas assistenciais para os setores mais pobres – isso é, tudo o que for necessário para que o ponto de partida da corrida fosse o mesmo, independentemente da classe ou situação familiar dos corredores.

Pontos positivos. A meritocracia possui tanto pontos positivos como negativos. Dentre os considerados positivos, está a promoção do aumento de serviços prestados à sociedade, com o aumento do número de pessoas a mais oportunidades de emprego e educação.

A meritocracia, vista na sociedade, é ilusória, pois a concepção de se ter mérito é desigual e manifesta tal desigualdade por meio de um discurso fajuto de falso mérito. Quando uma sociedade se baseia pelo mérito, ela exclui grupos que não possuem tal prioridade e estão à mercê da primazia social.

Ou seja, a meritocracia seria um modelo justo por premiar quem mais merece. Nesse sentido, instituições meritocráticas promovem pessoas em função dos seus méritos pessoais, como aptidão, trabalho, esforço, competição, inteligência e outras virtudes.

Trazendo para o âmbito organizacional, a meritocracia prevê que aqueles colaboradores que desempenham as funções com êxito, muitas vezes além do esperado, devam ser recompensados. Para premiar essa conduta, programas como participação nos lucros, batimento de metas e comissões por vendas podem ser implementados.

“A meritocracia como valor universal, fora das condições sociais e históricas que marcam a sociedade brasileira, é um mito que serve à reprodução eterna das desigualdades sociais e raciais que caracterizam a nossa sociedade. Portanto, a meritocracia é um mito que precisa ser combatido tanto na teoria quanto na prática.

1 liderança dos mais capazes, liderança dos mais competentes, liderança dos mais dotados, liderança dos mais meritórios, liderança dos mais trabalhadores.

Políticas públicas inclusivas: Implementar políticas que reduzam as desigualdades socioeconômicas, como programas de transferência de renda, acesso a serviços básicos de saúde, moradia digna, transporte e segurança, pode ajudar a equilibrar o jogo e permitir que mais pessoas tenham condições de competir em igualdade de ...

Entretanto, a aplicação prática da meritocracia nem sempre é bem-sucedida, especialmente em países com altos índices de desigualdade social, como o Brasil, onde a falta de igualdade de oportunidades dificulta a avaliação justa do mérito e perpetua as disparidades sociais.

A meritocracia no Brasil
Por exemplo: nos países desiguais parte da população não consegue acessar direitos como educação e saúde. Por isso, a meritocracia seria uma avaliação injusta, já que os resultados comparados seriam de pessoas que vivem em contextos sociais desiguais.

Como colocar a meritocracia em prática
Para colocar em prática a meritocracia na sua empresa, é preciso aplicar os pontos a seguir: Definir as metas do período; definir como será medido o desempenho; definir quais serão os prêmios e bonificações.