Quem criou Apolo?

Perguntado por: ufurtado . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.8 / 5 20 votos

Sensibilizado com Leto, Poseidon, deus dos mares e oceanos, criou uma ilha chamada de Delos. A região estava isenta da proibição estabelecida por Hera. Nesse local, Leto concebeu os gêmeos Ártemis e Apolo.

Segundo a mitologia grega, Apolo era filho de Zeus com Leto, uma titânide, filha de Febe e Céos. Leto engravidou de Zeus e deu à luz Apolo e Ártemis na ilha flutuante de Delos.

Para garantirem a própria sobrevivência, os gregos cultuavam Apolo, deus da luz por excelência. A ele reservavam gloriosas cerimônias, soberbos sacrifícios e um lugar de honra entre os seus divinos pares do Olimpo.

Zeus

Na mitologia grega, Apolo era filho de Zeus, o deus mais poderoso do panteão grego, e de Leto, filha dos titãs Febe e Céos.

Na mitologia grega, o deus Apolo, filho de Zeus e de Letona, gémeo de Ártemis, era o protetor das Belas Artes. Apolo era também o deus solar da Grécia e inspirador dos artistas e dos poetas. Apesar de ser normalmente associado à ideia de beleza, significa também o equilíbrio entre a razão e paixão.

O deus Apolo é um dos deuses gregos representados como a divindade solar. Ele é filho de Zeus com Leto e irmão gêmeo de Ártemis. A mitologia o aponta também como figura divina das artes, poesia, música e cura. Recebe também a característica de deus da profecia, como também da ordem e da justiça.

São eles: Zeus, Hera, Poseidon, Atena, Ares, Deméter, Apolo, Ártemis, Hefesto, Afrodite, Hermes e Dionísio. Em algumas versões, os nomes desses deuses podem variar, mas geralmente são esses que compõem o panteão.

Na Antiguidade, era retratado como um jovem bonito, atlético e saudável. E em suas mãos carregava sempre uma lira ou um arco e flechas. Mas também era representado ao lado de seus animais sagrados: o corvo, o grifo e a serpente.

Assim, Apolo se apaixonou por alguém que o desprezava. Dafne não suportava a presença de Apolo e rejeitava todas as investidas que ele fazia. Em certo momento, ela se cansou das investidas e pediu para Peneu, seu pai, que fosse transformada em outro ser.

ilha de Delos

Filho de Zeus e Leto, Apolo nasceu na ilha de Delos, quando sua mãe se escondia da esposa de Zeus, Hera. Foi irmão gêmeo de Ártemis, a deusa da caça, da magia, do deserto e dos animais selvagens.

Aquiles

No entanto, apesar de sua bênção, foi derrotado por Aquiles, o herói aqueu, que estava sob a proteção da deusa Atena. Apolo também é mencionado como um deus que deu sentido à flor de Jacinto, "um amor que vence a tristeza", e diz que ele fez quando ele morreu "ou seja, que ele tanto amava."

Jacinto (em grego: Υάκινθος, transl.: Hyákinthos), na mitologia grega, era um jovem mortal muito amado pelas divindades, principalmente por Apolo que o seguia aonde quer que ele fosse.

Apolo ficou reconhecido como deus do Sol, da música e das artes, da Medicina e da profecia. A lira, a coroa de louros e o arco e flecha eram seus símbolos. Ele se tornou deus do Sol somente depois do século V a.C. Era filho de Zeus e Leto e irmão gêmeo de Ártemis.

Ao deixar para trás uma vida de escuridão, Apolo nos ensinou que ainda que tenhamos grandes sombras, se assim o quisermos, temos também o poder de viver, verdadeiramente, a luz que habita em cada um de nós.