Por que Santo Agostinho segura um coração?

Perguntado por: aquarteira . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.9 / 5 12 votos

Durante seus estudos, Agostinho se familiarizou com a psicologia clássica, que era atenta ao simbolismo do coração. A antiguidade clássica considerava o coração como o centro vivificante da pessoa humana. É a fonte do calor, da vida e da consciência.

A mensagem de Santo Agostinho
Era defensor da ideia de pecado original e da predestinação – teoria de que o destino da vida humana é planejado por Deus. A fé seria o único meio de alcançar a verdade, sendo a razão o responsável pela comprovação dessa verdade.

Agostinho mostra que o problema ou a origem do mal não está em Deus que, segundo ele, é bom e justo, mas no homem com seu livre arbítrio e suas escolhas. A principal pauta do problema do mal é o dilema de que como podemos conciliar a bondade divina com a maldade do mundo.

De acordo com São Possídio, um dos poucos milagres atribuídos a Santo Agostinho, ainda em vida, foi a cura de um doente, durante o cerco da cidade de Hipona pelos vândalos, um pouco antes de sua morte, em 430.

Nesse sentido, Agostinho afirma que a verdade está acessível a todos, pois é um bem tal que todos podem gozar igualmente e em comum. “Ela dá-se a todos de modo a permanecer pura em relação a cada um” (De lib. arb., II, 13,36).

O mundo é muito mais do que os seus olhos podem ver! Permita-se explorar e conhecer sentimentos, lugares e costumes que estão fora da sua "zona de conforto". Não viva preso no seu "cubo de vidro", onde tudo é familiar e fácil. Vá, saia, experimente, caia e levante-se algumas vezes!

Para Agostinho a verdade imutável é Deus, que é o grande criador, criou o mundo como um ato de bondade, cuja bondade é inquestionável, ele criou também o tempo. Deus criou a vida, que é praticada do começo ao fim, deste modo, o início é a criação, o meio é a vida terrena, o fim é fim é Deus, o reino de Deus.

O ser humano, segundo Agostinho, é formado por um ser supremo, Deus. A escritura diz que o homem foi formado por Deus à sua imagem e semelhança. Ao referir-se ao homem, o filósofo Agostinho refere-se à alma, como ser racional e vivente.

Para Agostinho, a fé tem precedência sobre a razão, ou seja, o argumento da autoridade vem antes de qualquer reflexão racional. Por essa razão, acreditar em Deus precede a evidência de sua existência (De moribus ecclesiae catholica, I, 2, 5), não para omiti-lo, mas pelo contrário, como a descobrimos.

Leibniz

O problema do mal é a tensão entre a suposta existência de uma pessoa divina sumamente boa, omnisciente, omnipotente e criadora, por um lado, e a existência de mal supostamente gratuito.

Santo Agostinho (354-430) declarou que o pecado é um dos terríveis males que assola os seres humanos e que a marca desse mal ficaria impresso para todo o sempre. A única forma de salvação é a busca pela Igreja, e assim, de Deus, o único detentor da salvação das almas dos pecadores.

Santo Agostinho busca a construção de uma moral política fundada numa utopia: a da fé cristã que almeja e que luta por um mundo mais justo. De tal sorte que ele busca o amor como fundamento da ordem social, para que se torne o Estado de Deus.

  • Nasceu na África.
  • Levou uma vida libertina em sua juventude.
  • Pertenceu a uma seita.
  • Começou a sua conversão lendo dois versículos da Bíblia.
  • Tornou-se um Padre da Igreja. No ano de 388, Agostinho, Mônica e Adeodato se prepararam para voltar ao norte da África. ...
  • Também é um Doutor da Igreja. ...
  • Foi canonizado por clamor popular.