Como Santo Agostinho explica a Trindade?

Perguntado por: ecastro8 . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.9 / 5 13 votos

A Trindade apresenta uma única substância; é um só Deus em três Pessoas, e não três deuses. Como afirma Agostinho (1994, p. 27), a “Trindade é um só Deus verdadeiro e quão realmente se diz, se crê e se entende que com o Pai, o Filho e o Espírito Santo possuem uma só substância ou essência”.

A esse respeito diz no tratado Sobre a Trindade: «Cada homem individual, que é dito ima- gem de Deus não segundo as coisas que pertencem à sua natureza, mas apenas segundo a mente, é uma só pessoa e imagem da Trindade na mente» (XV, 7, 11).

O conceito da Trindade resume a doutrina fundamental da Igreja Católica: Deus é Um e Único e, no entanto, nele coexistem três Pessoas iguais e distintas.

Para Agostinho a verdade imutável é Deus, que é o grande criador, criou o mundo como um ato de bondade, cuja bondade é inquestionável, ele criou também o tempo. Deus criou a vida, que é praticada do começo ao fim, deste modo, o início é a criação, o meio é a vida terrena, o fim é fim é Deus, o reino de Deus.

são chamados Deus, o primeiro, o Criador; Deus, o segundo, o Redentor; e Deus, o terceiro, a Testemunha ou o Testificador. O encargo do Pai é presidir como Chefe ou Presidente, Jesus como o Mediador e o Espírito Santo como Testificador ou Testemunha”.

Hegel

Hegel demonstra na Filosofia da História o movimento da Trindade Cristã, na qual o reino do Pai é a massa substancial, o reino do Filho é a aparição de Deus na temporalidade e o reino do Espírito é a reconciliação.

As três pessoas da Santíssima Trindade é um só Deus em Três Pessoas distintas. O Pai, o Filho e o Espírito Santo, possuem a mesma natureza divina, a mesma grandeza, bondade e santidade. Apesar disso, através da história, a Igreja tem observado que certas atividades são mais apropriadas a uma pessoa que a outra.

Um propósito
Embora a Trindade seja composta de três seres divinos distintos com certos papéis e características diferentes, Eles são perfeitamente unidos em propósito. Eles trabalham em harmonia para nos ajudar a conhecer a Deus, viver em retidão, ser perdoados e, por fim, voltar a viver com Eles novamente.

Significado de Trindade
substantivo feminino [Religião] Dogma cristão que proclama a crença de que há três pessoas divinas, Pai, Filho e Espírito Santo, em um único Deus.

A mensagem de Santo Agostinho
Era defensor da ideia de pecado original e da predestinação – teoria de que o destino da vida humana é planejado por Deus. A fé seria o único meio de alcançar a verdade, sendo a razão o responsável pela comprovação dessa verdade.

Ele defendia que, embora tenha criado tudo o que existe, Deus não criou o mal porque o mal não é algo, mas a falta ou a deficiência de algo. Por exemplo, o mal padecido por um homem cego é a ausência de visão; o mal em um ladrão é a falta de honestidade.

Agostinho mostra que o problema ou a origem do mal não está em Deus que, segundo ele, é bom e justo, mas no homem com seu livre arbítrio e suas escolhas. A principal pauta do problema do mal é o dilema de que como podemos conciliar a bondade divina com a maldade do mundo.