O que diz a Terceira lei de Mendel?

Perguntado por: eferrari . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.5 / 5 11 votos

A lei da segregação independente: Alelos de 2 ou mais genes separam-se em gâmetas independentemente um do outro. Os alelos são transmitidos separados uns dos outros.

Terceira etapa: hereditariedade
A partir desse resultado, Mendel deduziu que o fator que fazia as plantas produzirem sementes verdes não havia sido apagado na primeira geração; ele apenas não tinha se manifestado, tanto que voltou a aparecer na geração seguinte.

Conclusões das leis de Mendel

  • as características são hereditárias e vêm das gerações representadas pelo pai e mãe;
  • os traços vêm da geração parental para os descendentes através dos genes ou fatores;
  • Os descendentes herdam apenas um gene do par do pai e um gene do par da mãe para cada característica.

As Leis de Mendel
A partir da fertilização de ervilhas por várias gerações, Mendel estabeleceu três leis.

A Segunda Lei de Mendel, também chamada de Lei da Segregação Independente, estabelece que “os fatores (alelos) para duas ou mais características se distribuem independentemente durante a formação dos gametas e se combinam ao acaso”.

Mendel concluiu que a herança da cor era independente da herança de textura. Como resultado, a 2ª Lei de Mendel pode ser enunciada da seguinte maneira: “Os fatores para duas ou mais características segregam-se no híbrido, distribuindo-se independentemente para os gametas, onde se combinam ao acaso”.

Alelos = São formas diferentes de um mesmo gene e ocupam o mesmo lócus em cromossomos homólogos. Alelos letais = São alelos que podem ocasionar a morte de seu portador. Alelos múltiplos = São três ou mais alelos diferentes para um mesmo lócus. Cariótipo = Conjunto de cromossomos de uma determinada espécie.

Essa lei enuncia que cada característica do ser humano é determinada por um par de fatores que se separam na formação dos gametas. Cada gameta - da mãe e do pai - carrega apenas um fator (gene), que ao se unirem determinam a característica daquele novo indivíduo.

Seus incríveis trabalhos com o cruzamento de ervilhas forneceram informações valiosas sobre hereditariedade. Mesmo sem conhecimento a respeito de divisão celular e material genético, Mendel foi capaz de propor como as características eram transmitidas aos descendentes de maneira correta e até hoje aceita.

Leis de Mendel
A primeira lei ou princípio formulado por Mendel, com base em seus experimentos, diz que os genes são distribuídos independentemente, sem mistura. Os dois alelos de cada gene presente em um indivíduo separam-se na formação dos gametas. Os alelos são formas distintas do gene.