Qual o método de análise de Max Weber?

Perguntado por: rramos . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.3 / 5 12 votos

Max Weber foi um dos principais responsáveis pela adoção de uma metodologia própria para as ciências sociais, uma metodologia que leva em conta o objeto particular das ciências sociais, as ações humanas.

O sociólogo alemão Max Weber é considerado um dos pensadores clássicos da sociologia e desenvolveu um método de análise social baseado no que ele chamou de ação social.

Weber ainda salientou quatro tipos de ações sociais: a ação racional com relação a fins, a ação racional com relação a valores, a ação afetiva e a ação tradicional.

O sistema de tipos ideais é apresentado como uma ferramenta metodológica fundamental no pensamento de Weber, pois é a partir desse sistema que se poderão fazer comparações com os fatos concretos e realizar uma pesquisa adequada.

Na Sociologia actual, existem três métodos básicos de investigação empírica, a saber: o método experimental, o método de medida e o método de casos.

Por isso, ele desenvolveu uma interpretação que ficou conhecida como materialismo dialético. O que Marx trouxe de original foi uma análise dialética das relações sociais e econômicas (as bases materiais e concretas da sociedade) que formavam uma estrutura que explicava fatos históricos e culturais.

Inicialmente será apresentado o método compreensivo propugnado por Weber como o ideal para as ciências sociais, em contraposição ao método explicativo que seria o ideal para as ciências naturais.

O método funcionalista é um método de procedimento que consiste em analisar os diversos elementos que compõe uma sociedade como fossem integrantes de um corpo vivo.

Max Weber foi um sociólogo, jurista e economista alemão. O pensador é considerado um dos clássicos da sociologia por ter fundado um método de análise sociológica de extrema importância para o desenvolvimento da sociologia enquanto ciência autônoma e bem fundamentada.

As entrevistas e a análise de conteúdo são os principais instrumentos metodológicos analisados.

O método em Marx é um movimento dialético que parte da sua concepção ontológica da realidade social, em que o ser social produz suas próprias condições objetivas e subjetivas de existência e, por isso, teoria, método e concreto social constituem uma unidade metodológica. Palavras-chave: Método marxiano.

A análise sociológica de raiz weberiana recusa uma concepção reificada e substancialista das estruturas sociais e centra-se nos actores sociais, procurando apreender o sentido que eles atribuem às suas acções.

Para Weber, não existem fatos sociais, mas sim resultados das ações sociais dos seres humanos. As ações sociais são individuais e temporárias. O sociólogo deve observá-las com base em uma metodologia, e assim organizá-las e classificá-las.

O método sociológico de Durkheim é caracterizado pelo uso do método comparativo: uma vez que experimentos isolados em laboratório não são possíveis nas ciências sociais, a comparação dos fenômenos sociais, metodicamente conduzida, seria a forma de atingir resultados equivalentes aos de um experimento clássico.

A análise sociológica consolida progressivamente um conjunto de procedimentos ou métodos científicos que auxiliam na compreensão da realidade social e nas Ciências Sociais esses métodos são caminhos que levam a explicação dos fenômenos sociais e também a construção do conhecimento.

Observação direta ou participante – um dos principais recur- sos metodológicos da sociologia é a observação dos fenômenos no local mesmo onde ocorrem. Para isto, os sociólogos estabelecem, basicamente, dois procedimentos: a observação direta e a observa- ção participante.