Quais os argumentos de Max Weber para explicar o papel da sociologia?

Perguntado por: mfarias8 . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.6 / 5 15 votos

O argumento, para Weber, é que a realidade social é extremamente complexa e multicausal, ou seja, os fenômenos sociais são quase sempre causados pelo afluxo de uma ampla variedade de causas – algu- mas, sem dúvida, mais importantes e decisivas que outras, se olhadas pelo prisma da imputação histórica –, sendo ...

Na visão de Max Weber, a função do sociólogo é compreender o sentido das chamadas ações sociais, e fazê-lo é encontrar os nexos causais que as determinam.

Max criou uma espécie de sociologia subjetivista, compreensiva, não tão preocupada com os fatos sociais e sim com as interações sociais. Weber analisou o funcionamento da sociedade e do estado alemão e as dinâmicas interpessoais inclusive pensando em questões como a burocracia e a dominação.

O que é Sociologia? A Sociologia é uma das ciências humanas que estuda a sociedade, ou seja, estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições.

Max Weber foi um sociólogo, jurista e economista alemão. O pensador é considerado um dos clássicos da sociologia por ter fundado um método de análise sociológica de extrema importância para o desenvolvimento da sociologia enquanto ciência autônoma e bem fundamentada.

O conceito de “ação social” é concebido por Weber como qualquer ação realizada por um sujeito em um meio social que possua um sentido determinado por seu autor. Em outras palavras, uma ação social constitui-se como ação que parte da intenção de seu autor em relação à resposta que deseja de seu interlocutor.

Sociologia é, grosso modo, a ciência que estuda a sociedade. Com o auxílio da economia, da ciência política, da antropologia e da psicologia, a sociologia busca compreender, de maneira estritamente científica, como os agrupamentos sociais humanos desenvolveram-se e como é possível intervir nesse desenvolvimento.

  • Auguste Comte. O filósofo francês Augusto Comte (1798 – 1857) é considerado um dos fundadores da Sociologia e o pai de uma corrente de pensamento denominada de positivismo. ...
  • Émile Durkheim. ...
  • Max Weber. ...
  • Karl Marx.

Capital, Trabalho e Alienação, segundo Karl Marx.

Auguste Comte foi um filósofo francês que criou a teoria positivista e é considerado o “pai” da Sociologia. Auguste Comte foi o primeiro teórico a expor a necessidade de uma ciência dedicada a descobrir as leis da sociedade. Auguste Comte é considerado o “pai” da Sociologia e o fundador da teoria positivista.

Nada faz sentido fora dos limites da “relação social”. Assim postula a sociologia de Max Weber quando destaca que a “tarefa” da sociologia é reduzir os modos de o homem agir “a um agir que é compreensível e isto significa, sem exceção, um agir de homens que se relacionam entre si” (2001: 322).

Exemplo. Um exemplo de ação social afetiva seria a escrita de uma carta com declaração de amor. Nesse caso, a motivação do escritor está baseada na emoção da paixão. A atitude de redigir tem o objetivo de que um interlocutor leia e seja surpreendido, ou seja, há interação e comunicação.

Sobre a sociologia compreensiva de Max Weber, é correto afirmar que: a) segundo o método da sociologia compreensiva de Max Weber, há uma ênfase metodológica sobre a sociedade como a unidade inicial da explicação para se chegar a significados objetivos de ação social.

b) Ação tradicional, ação afetiva, ação racional e ação carismática.

Muitos especialistas em teoria sociológica dividem elas em tipologias com grandes dicotomias: positivismo e antipositivismo, coletivismo e individualismo, estática e dinâmica, determinismo e compreensão, estrutura e agência, microssociologia e macrossociologia.