Quanto tempo João Batista morreu antes de Jesus?

Perguntado por: afernandes4 . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.1 / 5 13 votos

Por isso, sua concepção milagrosa trouxe bênção aos pais e fez de São João Batista o padroeiro da família”, diz Romão. Ainda de acordo com a padre, João Batista morreu no ano 25 d.C., aos 30 anos.

Preso por dez meses, provavelmente em algum momento entre o ano 26 e o ano 28 da era cristã, João acabou condenado à morte pelo governante Herodes Antipas (20 a.C - cerca de 39 d.C). Não se ... Jesus ora depois da morte de João Batista.

João Batista (2 a.C.-27), ou São João, foi um pregador judeu, segundo os evangelhos, era primo de Jesus e foi o responsável por seu batismo.

Após consultar a mãe, Salomé solicitou a cabeça de João. O Rei não queria matá-lo, mas como voltar atrás na promessa feita ante tantos convidados? Assim, João foi decapitado e sua cabeça entregue numa bandeja. O ritual é comum até hoje.

A Bíblia não relata como foi a infância de João, nem como era a relação com seu primo Jesus nesse período. Indica apenas que João iniciou suas pregações entre os anos 28 e 29 d.C., “no décimo quinto ano no reinado de Tibério César” (BÍBLIA, 2000, p. 927).

Por isso, sua concepção milagrosa trouxe bênção aos pais e fez de São João Batista o padroeiro da família”, diz Romão. Ainda de acordo com a padre, João Batista morreu no ano 25 d.C., aos 30 anos.

Segundo a antiga tradição, a São Simão foi morto serrado ao meio, e São Judas Tadeu tendo a cabeça cortada com um machado, por isso São Simão é pintado com uma serra e São Judas Tadeu com um machado na mão.

Não se sabe exatamente a idade que João tinha quando foi morto, mas é certo que era mais velho do que seu primo Jesus. Por muito tempo, pairavam controvérsias sobre a historicidade de João Batista.

Ele é descrito como o último profeta a anunciar a vinda de Jesus Cristo, também foi o responsável por batizá-lo. Estima-se que o nascimento de João Batista tenha ocorrido no final do século I antes de Cristo (a.c) uma vez que ele era poucos anos mais velho do que Jesus.

De acordo com os textos bíblicos, João era parente de Jesus. Ele era filho de Zacarias, um sacerdote, e de Isabel, uma prima de Maria, a mãe de Jesus. Segundo a literatura sagrada, Jesus iniciou sua missão evangelizadora somente após ter sido ele próprio batizado pelo primo nas águas do Rio Jordão.

Então, não só o cristianismo, mas, diversas religiões o celebram. De um modo geral, João Batista é mártir. Morreu em defesa da fé. E já os discípulos de Jesus o tratavam com reverência.

Em Mateus 14:1–11 lemos que o rei Herodes prendeu João Batista injustamente devido à insistência de sua nova esposa, Herodias, que queria que João Batista parasse de condenar seu casamento ilegal com o rei (ver Marcos 6:17–19).

Machaerus, Jordânia

Paulo - Panorâmica - Patologia: Rei Herodes morreu com doença renal crônica e infecção no pênis, diz estudo. O maior vilão do Novo Testamento teve um fim melancólico, acossado por uma doença crônica nos rins e uma infecção incomum no pênis chamada de gangrena de Fournier.

2.000 anos

Jesus Cristo foi batizado há mais de 2.000 anos, no entanto, o batismo é tão relevante para as pessoas de hoje como o era no passado. No batismo de Jesus Cristo no Rio Jordão (ver Marcos 1:9), Deus o Pai falou do Céu. Deus disse que estava “satisfeito” com Jesus (ver Mateus 3:17).