Como a Cleópatra chegou ao poder?

Perguntado por: lcosta . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.1 / 5 6 votos

Em 51 a. C., após a morte de seu pai, Ptolomeu XII, Cleópatra subiu ao trono do Egito. O pai deixara o reino, em testamento, para o filho Ptolomeu XIII, então com 10 anos, e para Cleópatra, prevendo o casamento entre ambos, segundo a tradição.

Filha de Ptolomeu XII, Cleópatra foi a primeira rainha grega a falar egípcio, adotar certas crenças faraônicas e queria devolver ao Egito seu antigo esplendor. Subiu ao trono aos 18 anos e enfrentou uma guerra contra o irmão. Posteriormente, foi amante de Júlio César, que lhe garantiu o trono do Egito.

Ouça o texto abaixo! Cleópatra foi rainha do Egito de 51 a.C. a 30 a.C., reconhecida como uma das mulheres mais importantes da Antiguidade.

Cleópatra nunca esteve em um trono sozinha, sempre governou com um homem ao seu lado. O primeiro a governar com ela foi seu pai, tempos depois seu irmão – com quem se casou, e em seguida com seu filho. Mesmo tendo dividido o trono, os seus companheiros eram apenas reis titularmente, pois ela exercia a autoridade.

Cleópatra usou sua influência sobre Marco Antônio para promover seus interesses, manipulando a política romana a seu favor. No entanto, é importante ressaltar que Cleópatra não era apenas uma ferramenta de manipulação nas mãos de homens poderosos. Ela também se tornou uma figura de poder independente.

Hatshepsut

No contexto real, no Egito Antigo, podemos destacar Hatshepsut, considerada a mais poderosa rainha, que governou o Egito Antigo no século XV a.C. com toda força política e carisma, ela usava a dupla coroa do faraó, indicando sua soberania sobre as duas terras, ou seja, o Alto e o Baixo Egito.

Ela pertencia à dinastia dos Ptolomeus, uma família de origem grega que administrou o Egito entre 305 a.C. e 30 a.C. “Existiram 7 Cleópatras e 15 Ptolomeus durante o reinado ptolomaico ...

Ela nasceu no início de 69 a.C. como descendente de uma linhagem de reis egípcios de uma dinastia que remontava a 250 anos.

Cleópatra foi uma das rainhas mais poderosas de todos os tempos. Além disso, ela foi a última rainha do Egito Antigo e era conhecida por sua inteligência e astúcia política.

Cleópatra, seduziu dois grandes líderes romanos, Júlio César e Marco António, ganhando assim a fama de mulher sensual que teve uma longa vida. Na verdade, o seu único objectivo foi salvar a independência do Egipto e o seu próprio poder.

Mas os tutores do garoto sabiam que o objetivo de Cleópatra era governar sozinha. Isolada, ela acabou no exílio. Podia ser o fim, se a rainha não tivesse conseguido se aproximar de Júlio César. Egípcia por criação, grega e macedônia por descendência, ela falava nove idiomas.

Uma coisa é certa: feia ou extremamente bonita, Cleópatra manteve o reino de pé. E a historiadora Aroa Velasco só tem uma justificação para o sucesso desta mulher: era muito culta. Os especialistas afirmam que a rainha dominava várias línguas, interessava-se por ciência e gostava de literatura.