O que aconteceu com os 4 filhos de Cleópatra?

Perguntado por: iescobar . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.6 / 5 11 votos

A última governante ativa da dinastia Ptolemaica do Egito teve quatro filhos, que ficaram sem a mãe depois que ela cometeu suicídio para não ser capturada pelas tropas do futuro imperador romano Augusto. Conheça mais sobre a história dos herdeiros de Cleópatra.

As outras crianças – os gêmeos Alexandre Hélio e Cleópatra Selene, de 10 anos, e Ptolomeu Filadelfo, de 6 anos de idade – tiveram destino diferente. Segundo Plutarco, elas foram poupadas por Otávio e levadas para Roma onde teriam desfilado como prisioneiros de guerra no triunfo de Otávio (29 a.C.).

  • Cleópatra Selene II
  • Ptolemeu XV Cesarião
  • Ptolemeu Filadelfo
  • Alexandre Hélio

Em vinte e nove de agosto do ano 30 antes de Cristo, o filho de César e Cleópatra foi estrangulado na prisão de Alexandria por ordens do imperador Otaviano.

Marco Antônio se estabeleceu em Alexandria e Otávio permaneceu em Roma. Seguindo o exemplo de César, Marco Antônio também se tornou amante de Cleópatra.

Governou o Império Romano de 27 a.C. a 14 a.C. Quanto aos filhos nascidos do romance entre Cleópatra e Marco Antônio, foram enviados a Roma e, numa decisão bastante polêmica, ficaram sob os cuidados de Otávia, a esposa rejeitada por Marco Antônio.

Cleópatra, rainha do Egito de 51-30 aC, era filha de Ptolomeu XII Auletes. Falava seis idiomas, era uma política admirável e soube usar sua sedução para garantir uma posição favorável ao Egito dentro da crescente influência de Roma.

O casal de irmãos gêmeos, Alexander Helios e Cleópatra Selene II, filhos de Cleópatra com Marco Antônio, foram enviados à Roma logo após a morte de seus pais. Ao lado do caçula, Ptolomeu Filadelfo, as crianças foram capturadas por Otávio, fundador do Império Romano.

De pele branca, olhos claros e traços europeus, a atriz se constituiu como referência à beleza da governante egípcia mais famosa da história.

Durante seus dois primeiros anos de vida, Cesarião permaneceu em Roma, junto de sua mãe, como convidados oficiais de Júlio César. Entretanto, após a morte do general em 44 a.C., ambos foram obrigados a retornar ao Egito, e Cleópatra proclamou o filho como co-regente, aos três anos de idade.

Rei dos Reis. Em Alexandria, depois da morte de César e a expectativa de uma união proveitosa entre o Egito e Roma, Cleópatra começou a agir a fim de consolidar seu poder. Entre as medidas que tomou, nomeou Cesarião como seu co-regente, de forma que, então, passou a ser reconhecido como Ptolomeu XV Cesarião.

Ela pertencia à dinastia dos Ptolomeus, uma família de origem grega que administrou o Egito entre 305 a.C. e 30 a.C. “Existiram 7 Cleópatras e 15 Ptolomeus durante o reinado ptolomaico ...

Assim, Cesarião foi executado mal chegou a Alexandria, em Agosto de 30 a.C. O sonho de um faraó romano-egípcio desvaneceu-se tragicamente, e o antigo reino ptolemaico do Egipto transformou-se numa província romana.

Relata-se que o figo era a fruta predileta de Cleopatra, sendo que o besouro venenoso que acabou com sua vida foi levado até ela em um cesto de figos.

Cleópatra. A rainha egípcia costumava servir nos banquetes pombo recheado com vegetais da estação.

Para evitar a gravidez, as mulheres do Antigo Egito recorreram a um método tão curioso quanto doloroso. Uma substância pastosa feita com excremento de crocodilo e leite azedo era introduzida na vagina ou na vulva.