O que aconteceu nos 400 anos de silêncio de Deus?

Perguntado por: mhernandes . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.9 / 5 4 votos

Os 400 anos do Período Interbíblico caracterizam-se pela cessação da revelação bíblica, pelo silêncio profundo em que Deus permaneceu em relação ao seu povo, pois durante esse tempo nenhum profeta se levantou em nome de Deus.

Foi no período interbíblico que o conceito de Sinagoga se solidificou ainda mais. Durante o período do exílio na Babilônia, o povo de Israel não tinha mais aceso ao Templo, além de ser confrontado por práticas religiosas pagãs que ameaçavam a continuação da religião judaica.

Depois de Malaquias, tal como o profeta Amós tinha profetizado, o Senhor enviou “fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor” (Amós 8:11).

400 anos! Esse é o tempo que decorre entre o fim do Antigo Testamento e os acontecimentos do Novo Testamento. Esse tempo é conhecido como Período Interbíblico, que marca o silêncio profético de Malaquias até a pregação de João Batista. Durante muito tempo, esse período de silêncio recebeu muita atenção.

“O tempo entre os últimos escritos do Antigo Testamento e o aparecimento de Cristo é conhecido como 'período intertestamentário' (ou 'entre os Testamentos'). Como não houve palavra profética de Deus durante esse período, alguns se referem a ela como 'os 400 anos de silêncio'”. [*]

“O silêncio de Deus” é uma leitura para fazer entender que Deus ainda está no controle da história, mas nem sempre dá evidências audíveis de Sua presença.

O último profeta da Bíblia na tradição profética de Israel foi João Batista. Ele foi o profeta escolhido por Deus para ser o precursor de Jesus Cristo.

Os Profetas São Representantes de Deus na Terra
Acreditam que os céus estão fechados e que as pessoas devem enfrentar sozinhas os perigos do mundo.

Foram escritos por Cristãos curiosos sobre a vida de Jesus ou, por seitas religiosas que queriam divulgar a sua doutrina.

Marcos afirma que Jesus nasceu durante o reinado de Herodes, o Grande, pouco antes de sua morte. "Como agora sabemos que Herodes morreu em 4 a.C., conforme o Evangelho de Mateus, Jesus deve ter nascido em 4, 5, 6 ou 7 a.C."

No tempo certo, Deus fala! Deus pode ter muitas razões para se calar em certos momentos. Cada situação é diferente, mas podemos confiar que Deus está no controle (Romanos 8:28). Deus trabalha no silêncio, pois mesmo nos momentos em que Ele cala, está trabalhando nas nossas vidas.

profeta Zacarias

Por volta do ano 520 anos antes do nascimento de Jesus, o profeta Zacarias foi um daqueles que levou a bandeira da esperança e da fé na vinda de um líder que pudesse trazer justiça e paz para o povo, agora, abatido, dividido e desorganizado diante da possibilidade de retornar à terra de Judá.

A promessa base feita por Deus a Abrão, era que o seu povo “seriam escravos no Egito por 400 anos”, e somente depois disso, o Senhor os tiraria de lá. Por isso, os israelitas estavam no Egito por cerca de 215 anos (430-215).

Deus não tem idade pois ele não está limitado pela noção humana de tempo. Todas as diferentes definições de Deus presentes no mundo moderno tratam sua existência como eterna e sem um começo.

13 anos na vida de Abraão?