Qual é a teoria do liberalismo?

Perguntado por: ovargas . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.2 / 5 3 votos

Os liberais defendem uma ampla gama de pontos de vista, dependendo da sua compreensão desses princípios, mas, em geral, apoiam ideias como um governo limitado, quanto aos poderes, direitos individuais (incluindo direitos civis e direitos humanos), livre mercado, democracia, secularismo, igualdade de gênero, igualdade ...

Defesa do livre comércio; Direitos negativos; Limitação do estado.

Formação do pensamento liberal no Brasil
Os expoentes mais conhecidos nas primeiras divulgações das ideias liberais no Brasil foram Silvestre Pinheiro Ferreira e Hipólito da Costa.

Os Liberais Sociais valorizam extremamente as liberdades individuais, considerando a propriedade privada como uma liberdade individual, essencial à felicidade do indivíduo.

O liberalismo econômico é uma doutrina surgida no século XVIII e seu principal representante é o escocês Adam Smith (1723 -1790). O liberalismo econômico defende a não-intervenção do Estado na economia, a livre-concorrência, do câmbio-livre e da propriedade privada.

O pensamento liberal, em geral, visava a acabar com a opressão estatal sobre a vida das pessoas em seus aspectos políticos e econômicos.

Em sua teoria, a liberdade e a propriedade privada são os elementos principais. Cada indivíduo deve ser livre para decidir todos os aspectos relacionados à sua própria vida e seus interesses, principalmente quando o assunto for as relações de trabalho e o uso do seu capital.

Temas como a secularização, a análise da modernidade, a crise do Estado, o niilismo, a teologia política, a técnica, a crítica do racionalismo da Aufklärung, a realização do direito, estão intimamente ligados à crítica ao liberalismo.

Os iluministas eram contrários ao absolutismo e à concentração do poder real, defendiam as liberdades individuais, eram críticos do mercantilismo e propunham o liberalismo enquanto alternativa econômica.

Na LDB de 1961, o liberalismo pode ser identificado, dentre outros elementos, nos objetivos da educação que se inspira "nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana" e na própria caracterização da distribuição dos serviços de educação especial entre os setores público e privado.

O liberalismo e o socialismo contrastam em relação ao papel do Estado na economia. Enquanto o liberalismo prevê que a economia deve ser regulada pelo próprio mercado através da lei da oferta e da procura, o socialismo prega uma maior intervenção do Estado como forma de garantir a justiça social.

Adam Smith

Adam Smith foi um filósofo e economista britânico nascido em 16 de junho 1723 na Escócia, considerado o pai do liberalismo, sendo um dos pensadores mais importantes da história.

Que segue o liberalismo, doutrina que defende a liberdade individual nos âmbitos político, religioso, econômico e intelectual. Generoso; em que há generosidade; que não é apegado ao dinheiro.