Como eram as vestes de João Batista?

Perguntado por: rchaves7 . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.8 / 5 15 votos

Como Sacerdote da época ele tinha por direito usar roupas de alta qualidade e de alto custo (feitas de pano azul, ouro, púrpura e linho) Ex 28:4, mas mesmo assim usava roupas de má qualidade, e de baixo custo, que aos olhos dos dos homens era abomináveis: pois usava pele de camelo, o qual era considerado um animal ...

A roupa serve para escondermos aquilo que mais amamos e protegemos – o nosso corpo. A roupa passou a ser usada desde a queda do homem no Jardim do Éden, ao pecar Adão e Eva se escondem de Deus e este lhes faz roupas de folhas cozidas para lhes esconder a vergonha (partes íntimas).

“Sua comida era gafanhotos e mel silvestre”. Assinala, ainda, que os gafanhotos são o único inseto kosher aprovado na Bíblia. O livro de Levíticos 11, versículos 20 a 23, comenta a permissão religiosa da ingesta desses insetos.

Ensinou as pessoas a respeito de justiça, misericórdia, honestidade, moralidade, jejum, oração, arrependimento e confissão dos pecados, batismo por imersão, ressurreição e o Juízo Final (ver Mateus 3; Lucas 3).

Coloque um pano nos ombros e amarre (pode ser nos ombros de um aluno) Diga que o profeta Elias usava uma capa. Não se sabe como era a capa de Elias, mas parece que era um manto de pano. O manto de Elias ser passado para Eliseu simbolizou a transferência da autoridade profética para Eliseu.

Explique que a expressão “guarda as suas vestes, para que não ande nu” refere-se a estar espiritualmente preparado.

substantivo feminino Roupa, vestuário, vestimenta.

Muitos ignoram que na Lei de Moisés (a qual vigorava nos tempos de João Batista) era permitido comer gafanhotos, pois eles contêm mais de 70% de proteínas, aminoácidos e outros nutrientes.

João Batista era muito firme na vivência do jejum, tanto é que ele estava no deserto, alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre, vestia roupas de pano, de saco, mas João Batista não tinha esse espírito de rigidez.

O desejo pela morte de João Batista
O desejo de vingança da mulher de Herodes Antipas não foi aplacado. Provavelmente depois de cerca de pouco mais de um ano de prisão, João Batista terminou sendo levado à morte. A festa de aniversário de Herodes Antipas foi o evento que desencadeou a morte de João Batista.

A Bíblia não relata como foi a infância de João, nem como era a relação com seu primo Jesus nesse período. Indica apenas que João iniciou suas pregações entre os anos 28 e 29 d.C., “no décimo quinto ano no reinado de Tibério César” (BÍBLIA, 2000, p. 927).

A missão de João se limitava a pregar e batizar; mas o que ele fez foi legítimo; e quando Jesus Cristo foi ter com os discípulos de João, Ele os batizou com fogo e com o Espírito Santo.