Qual a principal diferença entre a 1 e A 2 lei de Mendel?

Perguntado por: aprates . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.1 / 5 19 votos

Seu principal conceito estava na determinação de uma característica a partir de dois alelos que se separaram na formação dos gametas. Isso a diferencia da 2ª Lei, na qual ocorre a herança simultânea de genes e, portanto, de características combinadas.

A Segunda Lei de Mendel diz respeito a alguns aspectos da genética estudada por Mendel. É conhecida por Lei da Segregação Independente e estabelece que alelos para duas ou mais características se distribuem no momento da formação dos gametas e que, além disso, se combinam de maneira completamente aleatória.

Primeira lei de Mendel: As características dos indivíduos são determinadas por pares de fatores, os quais se separam na formação dos gametas, indo apenas um fator para cada gameta.

Dessa forma, podemos enunciar a primeira lei de Mendel, também chamada de lei da segregação dos fatores da seguinte forma: “Todas as características de um indivíduo são determinadas por genes que se segregam, separam-se, durante a formação dos gametas, sendo que, assim, pai e mãe transmitem apenas um gene para seus ...

Genes Ligados: Restrição à Segunda Lei
Quando os genes estão ligados e não há permutação, formam-se apenas dois tipos distintos de gametas em igual proporção entre eles.

Em sua primeira lei, Mendel demonstrou que cada par de alelos se segregam na formação de gametas. Dessa maneira, metade dos gametas leva um alelo do par e a outra metade dos gametas leva o outro alelo do par. Na segunda lei, Mendel fala sobre a segregação independente.

A partir das deduções, o pai da genética criou as leis de hereditariedade de Mendel: a lei da segregação, a lei da distribuição independente e a lei da dominância.

Primeira Lei de Mendel
Essa Lei determina que cada característica é determinada por dois fatores, que se separam na formação dos gametas. Mendel chegou a essa conclusão, quando percebeu que linhagens diferentes, com os diferentes atributos escolhidos, sempre geram sementes puras e sem alterações ao longo das gerações.

Essa característica que se manifesta em todos os indivíduos da geração F1 Mendel chamou de dominante. A característica encoberta foi designada por recessiva. As plantas da geração F1 foram, posteriormente, autofecundadas, e a geração resultante foi chamada de segunda geração filial, ou geração F2.

Homozigoto: um indivíduo homozigoto é aquele que apresenta dois alelos idênticos para determinado gene. Um desses alelos é proveniente do pai, enquanto o outro é proveniente da mãe. Heterozigoto: um indivíduo heterozigoto é aquele que apresenta dois alelos diferentes para determinado gene.

Iniciou o experimento cruzando uma ervilha amarela pura com uma ervilha verde pura e essa primeira geração recebeu o nome de Parental (P). O resultado foi que todas as ervilhas geradas eram amarelas e deu o nome dessa geração de F1, uma geração de híbridos, pois possuíam parentais de diferentes características.

A diferença entre genótipo e fenótipo está no fato de que o genótipo refere-se aos genes, e o fenótipo, às características físicas, morfológicas e comportamentais. Alguns termos em Genética são extremamente importantes para a compreensão dessa disciplina.

A genética é uma ciência que faz parte da biologia. Ela tem como objetivo compreender a transmissão das características dos seres vivos para seus descendentes, ou seja, a hereditariedade. O primeiro pesquisador a entender como ocorria esse processo foi Gregor Mendel. Por isso é considerado o Pai da Genética.