O que o Sol representa para os egípcios?

Perguntado por: ibrito2 . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.6 / 5 18 votos

O Sol era compreendido como o deus Rá, uma das figuras divinas mais importantes, uma vez que marcava o ritmo de vida dos egípcios. O seu movimento diurno era entendido e representado por um percurso de barco no céu e durante a noite Rá e o seu barco eram engolidos por Nut.

Conhecido como Deus Sol, era um dos deuses mais importantes do panteão egípcio, e, em determinado momento da história do Egito, foi considerado de fato o mais importante deles. Nesse período, foi visto como o deus mais poderoso, criador do Universo e aquele que governava os vivos e os mortos.

Uma deidade solar, também chamada de deus(a) do sol, deus(a) solar ou deus(a)-sol, é uma entidade divina que representa ou personifica o sol ou um aspecto solar. A adoração ao sol e os cultos solares que dela derivam são formalmente chamados de heliolatria.

(do português Ré) é o Deus Egípcio do Sol sendo a principal divindade da religião egípcia. O culto ao Deus Sol foi muito próspero no Egito, sendo a principal forma de adoração e um culto oficial por cerca de vinte séculos.

Ouça este artigo: Segundo o mito, o deus Sol, que era um deus pacífico, teria nascido de um ovo ou de um lótus (flor da família das ninfeáceas). Esse deus foi o pai e mestre de todo o universo.

São experiências vivenciadas dentro de aldeias, entre diversos povos, participando de diferentes rituais, com o olhar, a alma e o sangue de um índio.

Amaterasu

Amaterasu é uma deusa shinto do sol; ela é a ancestral mítica da família real do Japão. Seu nome completo é Amaterasu-o-mi-kami, que significa "Gloriosa Deusa que Brilha no Céu”. Amaterasu também é considerada a criadora do cultivo de arroz e da farinha, do uso do bicho-da-seda e de tecer com um tear.

Oxalá Oxalá é uma divindade masculina, ele é o criador de todos os seres e considerado o pai de todos os orixás - com exceção de Logunedé. Ele representa o sol, a criação e a vida.

O sol representa um conhecimento imutável e dificilmente alcançável, acima das inúmeras opiniões que percorrem a cidade e a constituem politicamente.

Inti

Inti, o deus Sol, era a divindade protetora da casa real. Seu calor beneficiava a terra andina e fazia as plantas florescerem. Era representado com um rosto humano sobre um disco radiante. A grande Festa do Sol, o Inti Raymi, era celebrada no solstício de inverno.

A presença grande e constante do Sol no firmamento, assim como seu enorme e evidente poder de gerar luz e calor, motivaram diversas tentativas de capturar, controlar e utilizar essa energia ao longo da história.