Quem adorava o Deus Sol?

Perguntado por: icustodio . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.1 / 5 10 votos

O culto ao Deus Sol foi muito próspero no Egito, sendo a principal forma de adoração e um culto oficial por cerca de vinte séculos. As divindades geralmente estão ligados a fenômenos da natureza, e, em função da luz no cultivo dos alimentos, os antigos egípcios atribuíram a Rá grande importância.

Egípcios adoravam Re, Sol do Zenit, acompanhado de Kbeper, jovem Sol nascente, Atum, o velho Sol de ouro do poente, Horus, o olho do Sol. O antigo Japão, o império do Sol nascente, adorava Amatersu. No Novo Continente, Huitzilopochtli e Tezcatlipoca eram os deuses do Sol do poderoso império asteca.

Apolo era um dos deuses mais importantes da religiosidade dos gregos antigos, sendo conhecido como o deus do Sol, das artes, da música e da Medicina. Apolo era considerado o deus do Sol, da música, das artes, da Medicina, da profecia e tinha muitos outros atributos.

A iconografia cristã primitiva usou sistematicamente temas pagãos para associar Cristo a um deus solar – Mitra, Sol Invicto ou mesmo Hélio.

, o deus Sol, era um dos deuses mais importantes da religião dos egípcios.

Os hindus veneram os deuses Surya e Savitar como deuses solares. Como exemplo de deidades solares femininas, estão Semes, o "archote dos deuses" cananeus, e Sápsu, equivalente sabeu da mesma.

Apolo

Apolo é um deus da mitologia greco-romana, considerado um dos maiores deuses do Olimpo. Ele é venerado como o deus do Sol, da profecia, da poesia, das artes, da música, da cura, da justiça, da lei, da ordem, do tiro ao alvo e da peste.

Apolo, deus do Sol
Apolo era um deus que estava presente no panteão de deuses dos gregos antigos. Era considerado o deus do Sol e o deus patrono da luz, da música, da medicina, das artes, da profecia etc.

Ele acreditava na imortalidade da alma e que ele próprio recebeu em sua vida uma missão do deus Apolo para que ele defendesse o Conhece-te a Ti Mesmo.

As origens de seu mito são obscuras, mas no tempo de Homero já era de grande importância, sendo um dos mais citados na Ilíada. Era descrito como o deus da divina distância, que ameaçava ou protegia desde o alto dos céus, sendo identificado como o sol e a luz da verdade.

Os mitraístas romanos veneravam o sol Invictus no domingo e celebravam seu nascimento no dia 25 de dezembro. Dessa maneira, tendo sido influenciados a harmonizar o Sol Invictus com o Sol da Justiça do Cristianismo (Jesus), muitos cristãos passaram a adorar a Cristo no domingo por influência da igreja de Roma.

O poder de Apolo se estendeu por todos os âmbitos da natura e do homem. Apolo era o deus do sol, da agricultura, da poesia, da música, do canto, da lira, do arco e flecha e da juventude. Apolo tinha poderes sobre a morte, tanto para enviá-la como para afastá-la.