Quais são os nomes dos 25 deuses egípcios?

Perguntado por: irebelo . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.6 / 5 7 votos

Os 25 nomes dos deuses egípcios. Geb, Nut, Shu, Tefnet, Amon, Rá, Anúbis, Bastet, Bes, Hapy, Hator, Hórus, Isis, Khepri, Khnum, Khonsu, Maat, Mont, Mut, Néftis, Osíris, Ptah, Seth, Sucos e Toth.

Alguns dos principais deuses egípcios foram: Rá, Amon, Osíris, Ísis e Hórus.

Principal deus egípcio, é o responsável pela criação do mundo e representa o Sol. Ele é descrito de diversas formas, desde com a face de uma ave de rapina até como um escaravelho. Os egípcios acreditavam que seu rei (o faraó) era a encarnação de Rá.

Quespisiquis (em grego clássico: Chespisichis), também chamado Consu (Khonsu) ou Quensu (Khensu), é um antigo deus egípcio cujo papel principal está associado à lua. Seu nome significa "viajante" e isto pode referir-se a viagens noturnas da lua no céu. Juntamente com Tote, representa a passagem no tempo.

É na mitologia egípcia o deus do Sol, sendo iconograficamente representado sob a forma humana, com cabeça de homem ou falcão, encimada pelo disco solar e pela serpente uraens, segurando o símbolo ankh e o cetro uase.

Apolo

Apolo foi um dos mais importantes deuses da Grécia Antiga, sendo conhecido como deus do Sol, das artes, da música, da profecia, medicina etc. Era filho de Zeus com Leto e era conhecido por sua beleza e por ser um exímio arqueiro. Apolo também tocava lira e foi aquele quem matou a serpente Píton.

Amon-Rá

Amon-Rá ou Rá-Atum
Primeiro Deus do Panteão de deuses Egípcios. Responsável pela criação do mundo. É representado com o sol ou com a cabeça de uma ave de rapina no lugar da própria cabeça.

Seth era adorado como o deus da tempestade e da destruição. Na mitologia egípcia, ele assassinou seu irmão Osíris e lutou contra seu sobrinho Hórus pela sucessão do trono. Seth era um dos deuses mais temidos do Egito Antigo, mas também era adorado como o protetor do Egito contra os inimigos estrangeiros.

Geb

O deus da terra, seria segundo uma versão filho de Shu, deusa do ar, e Tefnut, deusa da humidade, ou, segundo o mito da criação, filho de Ré, o deus sol.

Neit: deusa da caça, é representada como uma loba, vigilante e sempre fiel. É responsável pela proteção dos deuses e de suas moradas.

Menés I

Essa primeira experiência política de traço mais centralizador atingiu seu ápice quando o rei do Alto Egito, Menés I, realizou o processo de unificação política que o transformou no primeiro faraó da história do Antigo Egito.

Geb

Osíris era filho de Geb, deus da terra, e de Nut, deusa do céu e a mãe dos deuses.

Poseidon

Na mitologia, Poseidon era filho de Cronos e Reia e irmão de Zeus. Tornou-se o senhor das águas depois que os deuses gregos derrotaram os titãs e os gigantes em duas guerras.

Thánatos

Tânato ou Tânatos (em grego: Θάνατος, transl.: Thánatos, lit. "morte"), na mitologia grega, era a personificação da morte, enquanto Hades reinava sobre os mortos no mundo inferior. Seu nome é transliterado em latim como Thanatus e seu equivalente na mitologia romana é Mors ou Leto (Letum).

Rahu

Na mitologia hindu, era o demónio Rahu que perseguia o Sol e a Lua, depois de o terem denunciado aos Deuses pelo roubo do vinho da imortalidade. Os mexicanos pré-colombianos flagelavam-se e faziam sacrifícios, durante os eclipses, e os antigos romanos elevavam as suas tochas ao céu, pedindo pelas suas vidas.