Qual o lado positivo da meritocracia?

Perguntado por: dneves5 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.7 / 5 13 votos

A meritocracia possui tanto pontos positivos como negativos. Dentre os considerados positivos, está a promoção do aumento de serviços prestados à sociedade, com o aumento do número de pessoas a mais oportunidades de emprego e educação.

A meritocracia é o sistema que amplia o desempenho das pessoas, tanto no âmbito pessoal, como em questões profissionais. Isso porque o mérito pode gerar premiações, promoções e bonificações, por isso, demonstrar uma habilidade se torna algo recompensador e interessante.

O objetivo da meritocracia nas empresas é valorizar, bonificar e promover os colaboradores que têm os melhores desempenhos e resultados dentro da empresa. Ou seja, é um sistema de gestão que consiste em considerar o merecimento como forma de avaliação para reconhecer o profissional.

Ela está muito ligada às desigualdades sociais, pois elas podem influenciar a avaliação do mérito dos indivíduos. Enquanto o igualitarismo é uma concepção que se opõe aos privilégios e defende a igualdade entre os indivíduos, a meritocracia é um sistema social que valoriza os méritos individuais de cada pessoa.

“A meritocracia como valor universal, fora das condições sociais e históricas que marcam a sociedade brasileira, é um mito que serve à reprodução eterna das desigualdades sociais e raciais que caracterizam a nossa sociedade. Portanto, a meritocracia é um mito que precisa ser combatido tanto na teoria quanto na prática.

Há estudiosos da área educacional que veem vantagens na estratégia da meritocracia, pois pode incentivar os alunos a melhorarem seu desempenho e estimular a atitude de superação; assim, contribui para formar o sujeito para o mundo do trabalho, que se diz meritocrático — até o ponto de não colidir com os interesses dos ...

Ninguém que defende a meritocracia acredita que alguém recebe uma herança por mérito, mas sim pelo direito do (ex) proprietário dos bens em decidir o destino de seu patrimônio. O mérito aqui foi de quem a construiu, e não de quem a recebeu.

Meritocracia significa, literalmente, o governo dos melhores (“merito”, melhores; “cracia”, governo), ou seja, é a associação direta do mérito com o poder, um sistema social que prega que se deve conseguir algo baseado no esforço pessoal; o famoso “fazer por merecer”.

A meritocracia é considerada um mito porque, apesar de ser promovida como um método aberto e acessível de alcançar a mobilidade social ascendente sob o capitalismo neoliberal ou de livre mercado, a disparidade de riqueza e a mobilidade social limitada permanecem generalizadas, independentemente da ética de trabalho ...

Como colocar a meritocracia em prática
Para colocar em prática a meritocracia na sua empresa, é preciso aplicar os pontos a seguir: Definir as metas do período; definir como será medido o desempenho; definir quais serão os prêmios e bonificações.

A competitividade e o individualismo não podem ser mais fortes do que a cooperação do trabalho em equipe. Dessa forma, a meritocracia nas empresas pode ser um instrumento importante que ajuda a aumentar a produtividade e impulsiona as pessoas a darem o seu melhor pela organização.