É possível aplicar meritocracia em qualquer caso?

Perguntado por: rmoreira . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.9 / 5 20 votos

Não há dúvidas de que é verdade que a meritocracia gerou processos mais justos ao longo do tempo. O mercado de trabalho é um exemplo de que esse sistema contribui para reduzir a discriminação por raça e gênero, por exemplo.

Como colocar a meritocracia em prática
Para colocar em prática a meritocracia na sua empresa, é preciso aplicar os pontos a seguir: Definir as metas do período; definir como será medido o desempenho; definir quais serão os prêmios e bonificações.

A meritocracia é um tema que vem sendo bastante discutido nas esferas social, política e trabalhista. Nas empresas, o poder do mérito também é alvo de intensos debates, que envolvem tanto a contratação de novos colaboradores quanto a promoção deles para cargos hierarquicamente superiores.

Embora seja amplamente utilizada no Brasil, a meritocracia também é alvo de críticas. Isso porque, para alguns estudiosos, ela também contribui, mesmo que indiretamente, para a desigualdade social no país.

Para Rawls, uma meritocracia justa passaria pelo investimento público em educação de qualidade para todos e programas assistenciais para os setores mais pobres – isso é, tudo o que for necessário para que o ponto de partida da corrida fosse o mesmo, independentemente da classe ou situação familiar dos corredores.

Meritocracia significa que todo indivíduo é capaz de prosperar somente com suas capacidades sem precisar da ajuda da sociedade, Estado ou família. É um sistema que privilegia as qualidades do indivíduo como a inteligência e a capacidade de trabalho, e não sua origem familiar ou suas relações pessoas.

Políticas públicas inclusivas: Implementar políticas que reduzam as desigualdades socioeconômicas, como programas de transferência de renda, acesso a serviços básicos de saúde, moradia digna, transporte e segurança, pode ajudar a equilibrar o jogo e permitir que mais pessoas tenham condições de competir em igualdade de ...

A meritocracia no Brasil
Por exemplo: nos países desiguais parte da população não consegue acessar direitos como educação e saúde. Por isso, a meritocracia seria uma avaliação injusta, já que os resultados comparados seriam de pessoas que vivem em contextos sociais desiguais.

- Não é possível conciliar mérito e bem comum quando o sucesso do indivíduo depende, também, da valorização do mercado. Em um contexto capitalista, em que algumas profissões são mais valorizadas do que outras, não importa o tanto de esforço que o indivíduo empenha para o alcance de seu sucesso.

A competitividade e o individualismo não podem ser mais fortes do que a cooperação do trabalho em equipe. Dessa forma, a meritocracia nas empresas pode ser um instrumento importante que ajuda a aumentar a produtividade e impulsiona as pessoas a darem o seu melhor pela organização.

A meritocracia é considerada um mito porque, apesar de ser promovida como um método aberto e acessível de alcançar a mobilidade social ascendente sob o capitalismo neoliberal ou de livre mercado, a disparidade de riqueza e a mobilidade social limitada permanecem generalizadas, independentemente da ética de trabalho ...

Desprezar a meritocracia é, assim, enaltecer e defender privilégios (que não são direitos) e o oportunismo de certos grupos, jogando CONTRA as graves desigualdades sociais. A melhor solução no meu entendimento é a privatização, talvez com exceção da segurança pública e sistema legal, de todos os serviços públicos.

De acordo com a definição “pura” da meritocracia, o processo de alavancamento profissional e social é uma consequência dos méritos individuais de cada pessoa, ou seja, dos seus esforços e dedicações.

Ela está muito ligada às desigualdades sociais, pois elas podem influenciar a avaliação do mérito dos indivíduos. Enquanto o igualitarismo é uma concepção que se opõe aos privilégios e defende a igualdade entre os indivíduos, a meritocracia é um sistema social que valoriza os méritos individuais de cada pessoa.

Mérito é também descrito como a recompensa por uma boa ação, ou seja, se uma pessoa fez uma boa ação, então ela é digna de receber mérito. Outros exemplo do uso do termo mérito: “o trabalho foi planejado, executado e dirigido por ele, assim sendo, ele merece quase todo o mérito pelos resultados”.

1 liderança dos mais capazes, liderança dos mais competentes, liderança dos mais dotados, liderança dos mais meritórios, liderança dos mais trabalhadores.