O que é meritocracia e gestão de pessoas?

Perguntado por: lreal . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 6 votos

Para ficar ainda mais claro, pode-se dizer que a meritocracia é um sistema ou modelo de gestão que premia as pessoas com base em seus méritos pessoais, e essa gestão meritocrática também pode avaliar esforços coletivos, quando o intuito foi observar o trabalho de uma equipe.

O que é meritocracia? O objetivo da meritocracia nas empresas é valorizar, bonificar e promover os colaboradores que têm os melhores desempenhos e resultados dentro da empresa. Ou seja, é um sistema de gestão que consiste em considerar o merecimento como forma de avaliação para reconhecer o profissional.

Meritocracia significa que todo indivíduo é capaz de prosperar somente com suas capacidades sem precisar da ajuda da sociedade, Estado ou família. É um sistema que privilegia as qualidades do indivíduo como a inteligência e a capacidade de trabalho, e não sua origem familiar ou suas relações pessoas.

A meritocracia é uma forma de identificar os colaboradores de uma empresa que realmente fazem a diferença, contribuindo com ideias inovadoras e mantendo-a competitiva aos desafios do mercado. É um sistema muito utilizado no país por diversas instituições e organizações.

Totalmente favorável ao mérito. Pessoa que avalia através da meritocracia, ou seja, através do seu merecimento.

Empresas que possuem uma hierarquia meritocrática, é construída baseado nos méritos de cada colaborador, pois a meritocracia é uma metodologia que busca valorizar as pessoas que precisam ser reconhecidas com posições melhores dentro da organização ou através de bônus, prêmios entre outros.

Como colocar a meritocracia em prática
Para colocar em prática a meritocracia na sua empresa, é preciso aplicar os pontos a seguir: Definir as metas do período; definir como será medido o desempenho; definir quais serão os prêmios e bonificações.

Trazendo para o âmbito organizacional, a meritocracia prevê que aqueles colaboradores que desempenham as funções com êxito, muitas vezes além do esperado, devam ser recompensados. Para premiar essa conduta, programas como participação nos lucros, batimento de metas e comissões por vendas podem ser implementados.

A meritocracia é o sistema que amplia o desempenho das pessoas, tanto no âmbito pessoal, como em questões profissionais. Isso porque o mérito pode gerar premiações, promoções e bonificações, por isso, demonstrar uma habilidade se torna algo recompensador e interessante.

Ela está muito ligada às desigualdades sociais, pois elas podem influenciar a avaliação do mérito dos indivíduos. Enquanto o igualitarismo é uma concepção que se opõe aos privilégios e defende a igualdade entre os indivíduos, a meritocracia é um sistema social que valoriza os méritos individuais de cada pessoa.

A meritocracia no Brasil
Por exemplo: nos países desiguais parte da população não consegue acessar direitos como educação e saúde. Por isso, a meritocracia seria uma avaliação injusta, já que os resultados comparados seriam de pessoas que vivem em contextos sociais desiguais.

1 liderança dos mais capazes, liderança dos mais competentes, liderança dos mais dotados, liderança dos mais meritórios, liderança dos mais trabalhadores.

“A meritocracia como valor universal, fora das condições sociais e históricas que marcam a sociedade brasileira, é um mito que serve à reprodução eterna das desigualdades sociais e raciais que caracterizam a nossa sociedade. Portanto, a meritocracia é um mito que precisa ser combatido tanto na teoria quanto na prática.

Há estudiosos da área educacional que veem vantagens na estratégia da meritocracia, pois pode incentivar os alunos a melhorarem seu desempenho e estimular a atitude de superação; assim, contribui para formar o sujeito para o mundo do trabalho, que se diz meritocrático — até o ponto de não colidir com os interesses dos ...

O significado do termo meritocracia. O significado do termo meritocracia é complexo, mas sua origem semântica é atribuída ao sociólogo inglês Michael Young, em seu ensaio distópico The Rise of the Meritocracy, publicado em 1958.