Como refutar a meritocracia?

Perguntado por: avasconcelos6 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.1 / 5 18 votos

Desprezar a meritocracia é, assim, enaltecer e defender privilégios (que não são direitos) e o oportunismo de certos grupos, jogando CONTRA as graves desigualdades sociais. A melhor solução no meu entendimento é a privatização, talvez com exceção da segurança pública e sistema legal, de todos os serviços públicos.

Dentre os considerados pontos negativos da meritocracia, vale destacar o fato de ser ela uma ideologia, e, por conseguinte, servir aos interesses de alguma classe dominante e aos seus compromissos institucionais, e, não raro, funcionando como instrumento de alienação.

Ou seja, a meritocracia seria um modelo justo por premiar quem mais merece. Nesse sentido, instituições meritocráticas promovem pessoas em função dos seus méritos pessoais, como aptidão, trabalho, esforço, competição, inteligência e outras virtudes.

A meritocracia é considerada um mito porque, apesar de ser promovida como um método aberto e acessível de alcançar a mobilidade social ascendente sob o capitalismo neoliberal ou de livre mercado, a disparidade de riqueza e a mobilidade social limitada permanecem generalizadas, independentemente da ética de trabalho ...

A meritocracia pode ser aplicada a qualquer caso
Não há dúvidas de que é verdade que a meritocracia gerou processos mais justos ao longo do tempo. O mercado de trabalho é um exemplo de que esse sistema contribui para reduzir a discriminação por raça e gênero, por exemplo.

Perigos da meritocracia caso não for bem implementada

  • Redução do trabalho em equipe em prol do individualismo.
  • Redução da moral dos funcionários que não forem beneficiados.

1 liderança dos mais capazes, liderança dos mais competentes, liderança dos mais dotados, liderança dos mais meritórios, liderança dos mais trabalhadores.

A meritocracia, vista na sociedade, é ilusória, pois a concepção de se ter mérito é desigual e manifesta tal desigualdade por meio de um discurso fajuto de falso mérito. Quando uma sociedade se baseia pelo mérito, ela exclui grupos que não possuem tal prioridade e estão à mercê da primazia social.

A meritocracia no Brasil
Por exemplo: nos países desiguais parte da população não consegue acessar direitos como educação e saúde. Por isso, a meritocracia seria uma avaliação injusta, já que os resultados comparados seriam de pessoas que vivem em contextos sociais desiguais.

A meritocracia é um sistema social onde as pessoas recebem o resultado social que merecem com base em seu mérito.