Que remédio caseiro é bom para bruxismo?

Perguntado por: ebarbosa . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 13 votos

Não existe tratamento caseiro para bruxismo, então você deve usar a placa de bruxismo recomendada pelo dentista. Entretanto, exercícios de alongamento muscular e mudanças na dieta podem ajudar no combate aos sintomas.

Como vimos no tópico acima, sobre o que pode causar bruxismo, algumas mudanças no nosso comportamento podem ajudar no tratamento e reduzir os casos mais leves desta disfunção. Procure mudar a sua rotina e realizar exercícios físicos diariamente, fazer ioga, acupuntura, massagens, beber chás calmantes, etc.

Para tratar o bruxismo, a recomendação é o uso de uma placa intraoral no dia a dia, que vai proteger os dentes e relaxar a musculatura. Associando essa medida a uma mudança de comportamento do paciente — como o tratamento LIVA, método não invasivo e sem necessidade de medicação.

Opções de tratamento para bruxismo
Placas miorrelaxantes evitam a ocorrência de complicações dentárias. Medicamentos como gabapentina e buspirona são indicadas em alguns casos e o uso de relaxantes musculares e benzodiazepínicos podem ser usados somente por períodos breves, por questões de segurança.

Um tratamento muito aplicado pelos especialistas é a utilização das placas oclusais que podem ser usadas para dormir. A finalidade é promover um ajuste que impeça a pessoa de ranger ou apertar os dentes durante o sono.

Saúde mental
Ainda que a causa específica do bruxismo não esteja clara, especialistas normalmente vinculam o problema a estresse, ansiedade e problemas do sono - fatores que, no mínimo, agravam o problema.

Ronco intenso, insônia, sonambulismo, pesadelos, apneia (quando a pessoa para de respirar por alguns segundos) e bruxismo (ranger de dentes) são os distúrbios mais comuns do sono. Uma boa dica para prevenir o ronco e as apneias é dormir de lado, porque facilita a respiração.

O uso contínuo da placa evita contrações involuntárias dos músculos da face responsáveis pela mastigação. Isso acontece porque o volume do aparelho na boca começa reduzindo a potência da musculatura e, com o passar do tempo, os músculos se acostumam com o dispositivo e se mantêm relaxados.

No caso específico do Bruxismo, os óleos essenciais que apresentam melhor resultado são os de Lavanda e Lemongrass.

Medicamentos: na fase aguda, os anti-inflamatórios não esteroides (diclofenaco, naproxeno, ibuprofeno, etc.) estão indicados por 7 a 10 dias, em pessoas com função renal preservada. Nessa fase, relaxantes musculares podem ajudar, mas não são úteis nos distúrbios crônicos.

O que você precisa é de um dentista especializado em dor. Não em tratamento de canal, aparelhos ou cirurgias. E sim, existe esse profissional e ele é especialista em DTM e Dor Orofacial.