Porque deram o nome de bruxismo?

Perguntado por: ezagalo4 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 9 votos

O bruxismo ou briquismo (do grego βρυγμός [brýkhmós], "ranger os dentes", pronúncia brucsismo) é um hábito parafuncional que leva o paciente a ranger os dentes de forma rítmica durante o sono ou, menos prejudicialmente, durante o dia.

Embora o termo bruxismo origine-se do grego brychein, que significa ranger de dentes, outros nomes têm sido usados para descrever este quadro: neurose do hábito oclusal, neuralgia traumática, bruxomania, friccionar-ranger de dentes, briquismo, apertamento e parafunção oral7,8.

Você sabia que muitas pessoas desenvolvem o hábito involuntário de ranger os dentes enquanto dormem? Estamos falando do bruxismo, problema sério que pode causar danos à saúde bucal.

De acordo com a origem, o bruxismo pode ser classificado em primário ou secundário. A etiologia do bruxismo primário permanece desconhecida. Em relação ao bruxismo secundário, pode-se dizer que existe uma condição relacionada à causa do aparecimento da atividade muscular mastigatória.

A OMS reconhece o ranger de dentes (bruxismo) em sua CID-10 e a descreve como um “transtorno somatoforme” sob o aspecto mental e subclassificação dos transtornos comportamentais.

Também conhecido pelos especialistas por briquismo, é subdividido em dois grupos: bruxismo de vigília (diurno) e o bruxismo noturno (sono).

Normalmente, quando essa placa é instalada pode existir um pequeno incômodo”, revela. O motivo por trás disso é que, diferente dos outros modelos, esse tipo de placa de bruxismo costuma apertar um pouco mais os dentes. Mas calma, não precisa se desesperar!

Ainda que o bruxismo não seja um transtorno perigoso, pode causar lesões dentárias permanentes se não for tratado. "Ranger os dentes é cerca de 40 vezes mais potente do que mastigar", observou Nigel Carter, da Fundação Britânica de Saúde Oral.

A revisão bibliográfica sobre o Bruxismo relaciona a influência do estresse, ansiedade e conflitos emocionais, tanto na origem como na manutenção desta patologia.

Quais são as principais causas do bruxismo? Existem vários fatores que estão associados ao desenvolvimento do distúrbio, como genéticos, físicos e psicológicos. Veja os mais comuns: Estresse e ansiedade: o excesso de nervosismo, irritação e ansiedade podem provocar o bruxismo – principalmente o diurno.

Um dos sintomas mais evidentes do bruxismo é o barulho bem alto de ranger de dentes ao dormir. Porém, a não ser que a pessoa seja avisada por alguém, ela dificilmente saberá que faz isso quando embalou no sono.

O bruxismo é uma desordem funcional muito comum que, além dos adultos, atinge também as crianças, sendo menos comum na adolescência. Pessoas que têm essa condição rangem ou apertam os dentes durante o sono, de forma involuntária e ritmada. Mas há casos em que a disfunção acontece durante o dia e é chamada de briquismo.

Os principais sintomas e problemas que podem surgir decorrentes do bruxismo estão: Desgaste dos dentes (foto) Rachaduras e fraturas nos dentes. Destruição das estruturas de suporte dos dentes (osso e gengiva)