Quem tem bruxismo sente dor na nuca?

Perguntado por: ucavalcante4 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 6 votos

Outros sintomas do bruxismo são dor e zumbido no ouvido, dor no pescoço, na mandíbula e nos músculos da face por causa do esforço realizado pelos músculos da mastigação, estalos ao abrir e fechar a boca, alterações do sono. A intensidade e a frequência das crises podem variar de uma noite para outra.

Bruxismo é o transtorno em que a pessoa aperta, desliza ou bate os dentes, principalmente durante o sono. Acontece de modo involuntário, ou seja, sem que a pessoa queira. Além de dores de cabeça e nos músculos do rosto, o problema provoca também, desgaste dos dentes e doenças nas gengivas.

Pessoas que sofrem com bruxismo manifestam algumas características específicas quando às dores de cabeça. Elas geralmente aparecem no rosto e região das têmporas, apresentando piora ao mastigar, movimentar a boca, apalpar o local das têmporas ou apertar os dentes.

Para saber se você corre esses riscos, fique atento aos sintomas: estalido no maxilar ao abrir a boca, dores de cabeça que se tornam frequentes, dores musculares e nos maxilares, cansaço ou desconforto durante a mastigação e dores na boca que irradiam para cabeça .

Problemas posturais são muito frequentes em quem apresenta dor constante na nuca. Doenças como artrite reumatoide, osteoporose, gota, hérnia de disco ou até doenças bacterianas, como a osteomielite e a tuberculose, podem fazer com que a dor na região cervical se prolongue.

Opções de tratamento para bruxismo
A aplicação de toxina botulínica, por sua vez, está indicada no bruxismo diurno e noturno, ao reduzir a atividade da musculatura envolvida. Recomendada nos casos leves ou graves, como costuma acontecer em pacientes com trauma cranioencefálico, coma, autismo e síndrome de Rett.

Ronco intenso, insônia, sonambulismo, pesadelos, apneia (quando a pessoa para de respirar por alguns segundos) e bruxismo (ranger de dentes) são os distúrbios mais comuns do sono. Uma boa dica para prevenir o ronco e as apneias é dormir de lado, porque facilita a respiração.

Para aliviar as dores causadas pelo bruxismo, podem ser recomendadas algumas estratégias, como o uso de protetores bucais noturnos para proteger os dentes, a ATM e os músculos mastigatórios (placa oclusal para bruxismo do sono, técnicas de gerenciamento do estresse e fisioterapia para relaxamento dos músculos faciais e ...

Como imprime força os músculos da face, então é natural que o bruxismo tenha alguns sintomas relacionados nesse sentido. Entre os mais comuns, podemos citar barulhos e/ou zumbidos no ouvido, sensação de ouvido tampado, tontura e dores de cabeça.

Bater ou raspar os dentes com certa frequência e especialmente enquanto está dormindo, assim como forçar a mordida, não é normal. Esses sinais podem ser de bruxismo.

Ainda que o bruxismo não seja um transtorno perigoso, pode causar lesões dentárias permanentes se não for tratado. "Ranger os dentes é cerca de 40 vezes mais potente do que mastigar", observou Nigel Carter, da Fundação Britânica de Saúde Oral.

Quais são as principais causas do bruxismo? Existem vários fatores que estão associados ao desenvolvimento do distúrbio, como genéticos, físicos e psicológicos. Veja os mais comuns: Estresse e ansiedade: o excesso de nervosismo, irritação e ansiedade podem provocar o bruxismo – principalmente o diurno.