Quais músculos O bruxismo afeta?

Perguntado por: mteixeira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 2 votos

Essa dor muscular na região das têmporas, masseter e cervical é decorrente da contração muito frequente desses músculos em pacientes portadores do bruxismo diurno.

Além de dores de cabeça e nos músculos do rosto, o problema provoca também, desgaste dos dentes e doenças nas gengivas. Nos casos mais graves, pode ser necessário fazer tratamento de canal nos dentes afetados ou ainda tratar de distúrbios na articulação de ossos da face, como maxilar, mandíbula e têmporas.

Distúrbio inconsciente
Manifesta-se por movimentos repetitivos da boca (mandíbula), “decorrentes da atividade rítmica do músculo masseter, associado aos microdespertares durante o sono e ranger e/ou apertar dos dentes”. É observado em todas as faixas etárias, sendo mais frequente dos 15 aos 40 anos.

Músculos Depressores, sua função básica é rebaixar a mandíbula, mas também participam de outros movimentos mandibulares. A ação conjunta do pterigóideo lateral e os músculos supra- hióideos promovem o rebaixamento da mandíbula, enquanto a musculatura infra-hióidea estabiliza o osso hióide.

Opções de tratamento para bruxismo
Medicamentos como gabapentina e buspirona são indicadas em alguns casos e o uso de relaxantes musculares e benzodiazepínicos podem ser usados somente por períodos breves, por questões de segurança.

Alguns sintomas decorrentes do bruxismo são dores frequentes de cabeça, no pescoço e no ouvido, que diminuem muito a qualidade de vida do paciente. Portanto, é comum a indicação de placas de mordida (miorrelaxantes) para o tratamento.

Silicone também é material indicado para placa para bruxismo
Contudo, é uma alternativa mais barata e indicada, principalmente, no caso de distúrbios da disfunção temporomandibular (DTM).

* Compressas: aplique uma compressa quente na região mandibular por 15 minutos em cada lado. Na maioria das vezes, essa técnica traz grande conforto e relaxamento. É muito importante experimentar a temperatura antes de começar, para evitar desconforto.

O principal sintoma do bruxismo é ranger ou apertar os dentes. Ele pode desgastar ou amolecer os dentes, provocar dor de cabeça, dor e zumbido no ouvido, dor no pescoço, na mandíbula e nos músculos da face, além de alteração do sono e estalos ao abrir ou fechar a boca.

3 – Exercícios para bruxismo: O relax final
Use os dedos indicador, médio e anelar, formando um triângulo com eles. Leve-os perto da orelha, abaixo da maçã do rosto, e pressione por cinco segundos. Depois, aperte a região da mandíbula por mais cinco segundos.

MÚSCULOS DA ATM

  • Temporal.
  • Masseter.
  • Pterigoideo Medial.
  • Pterigoideo Lateral.

Um exercício muito bom é encher as bochechas e movimentar o ar dentro da boca de um lado para o outro. Faça isso, pelo menos, umas 10 vezes e irá sentir o maxilar mais solto e leve, sem falar que faz um bem danado para a saúde da pele promovendo elasticidade.

Ronco intenso, insônia, sonambulismo, pesadelos, apneia (quando a pessoa para de respirar por alguns segundos) e bruxismo (ranger de dentes) são os distúrbios mais comuns do sono. Uma boa dica para prevenir o ronco e as apneias é dormir de lado, porque facilita a respiração.

Como vimos no tópico acima, sobre o que pode causar bruxismo, algumas mudanças no nosso comportamento podem ajudar no tratamento e reduzir os casos mais leves desta disfunção. Procure mudar a sua rotina e realizar exercícios físicos diariamente, fazer ioga, acupuntura, massagens, beber chás calmantes, etc.