O que é distorção de imagem rosto?

Perguntado por: grodrigues . Última atualização: 17 de julho de 2023
3.9 / 5 18 votos

O transtorno dismórfico corporal, ou TDC, é uma condição psiquiátrica em que o paciente se enxerga de forma distorcida da realidade. Ele passa a enxergar “deformações” em seu corpo e rosto que ninguém mais vê, de forma obsessiva, sendo chamados de “defeitos imaginários”.

O Transtorno Dismórfico Corporal (TDC) é um distúrbio psicológico que desencadeia insatisfação com o corpo, causando uma distorção de imagem no portador. Em sua maioria, os indivíduos que têm a doença sentem incômodos com o peso ou formato do corpo.

A Distorção de Imagem Corporal é uma condição causada por uma combinação de fatores, dentre eles a insatisfação corporal e as crenças a respeito do próprio corpo.

Distorção de imagem: quais os sinais?

  1. Não querer se alimentar junto de um grupo.
  2. Insatisfação intensa com o corpo.
  3. Prática exagerada de atividades físicas.

É também conhecida como síndrome da distorção da imagem ou transtorno dismórfico. Os pacientes que sofrem desse distúrbio não possuem uma visão real sobre a sua imagem, caracterizando grande insatisfação com sua estética corporal e/ou facial.

Existem vários tipos de transtornos de imagem, são eles: Anorexia – em que a pessoa sempre se enxerga gorda, podendo levar à morte, pois existem pessoas que chegam a parar de comer. Gordorexia – em que as pessoas não se enxergam gordas, podendo levar a casos de obesidade mórbida.

Suas causas envolvem baixa autoestima, necessidade de afirmação na infância, autocrítica destrutiva, transtorno de ansiedade ou de depressão. Além disso, algum tipo de abuso sexual na infância está presente em grande parte dos casos.

A solução é fazer com que o cérebro entenda, por meio de fisioterapia especializada para distorção de imagem corporal, qual é o tamanho real do corpo. Só assim haverá uma trégua com conflito com o tamanho do corpo e, consequentemente, o comportamento compensatório será cada vez menos necessário.

Para combater a distorção de imagem, não existe uma fórmula mágica. Você precisa, gradualmente, buscar se sentir confortável com você mesmo. Comece então, conversando com amigos mais próximos sobre como se sente.

Ofereça e esteja disposto a ajudar
É bom que você procure situações onde possa também relaxar, distrair-se e divertir-se, afinal, você deve buscar recursos e pontos de apoio para se fortificar e alimentar-se de coisas que o sustentem nesse desafio.

Seja por vaidade ou apenas para dar uma verificada no visual, todos nós damos algumas paradinhas em frente ao espelho diariamente. Mas esse hábito, por vezes tão natural, pode representar mais riscos do que trazer benefícios para nossa saúde mental.

Quais as causas do transtorno dismórfico corporal? A origem do transtorno dismórfico corporal é basicamente genética e neuroquímica, porém, o fator ambiente também pode influenciar, principalmente na infância e adolescência.

Distorção refere-se a irregularidades ou ondulações nas imagens visuais formadas pelos olhos. Com visão distorcida, as linhas retas dos objetos podem parecer onduladas ou irregulares.

A distorção de autoimagem, ou dismorfia corporal (conforme conhecida na Medicina), é um transtorno em que o indivíduo se enxerga diferente da realidade. Há casos em que as pessoas com dismorfia corporal sentem uma preocupação excessiva com seus corpos.