Qual é a função da amígdala?

Perguntado por: dornelas . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 5 votos

Elas são as mais importantes, pois guardam uma espécie de aquivo imunológico, ou seja, registram todos os vírus e bactérias que já entraram em contato com o corpo e ajudam a promover estratégias de defesa.

COMPARTILHE: As amígdalas são estruturas localizadas entre o final da boca e o início do nariz e garganta, cuja função é combater as bactérias e agentes infecciosos em geral que tentam entrar no organismo. Atuam, portanto, como importantes aliadas do sistema imunológico.

De maneira geral, a retirada das tonsilas palatinas não tem efeitos significativos no sistema imunológico, pois as defesas do organismo são reforçadas por outros órgãos. Porém, estudos afirmam que a cirurgia aumenta o risco de infecções respiratórias e causa outras consequências de longo prazo.

As amígdalas são responsáveis em produzir linfócitos (células de defesa do organismo humano). Isto é, as amígdalas também são responsáveis pela proteção do corpo humano, essencialmente durante a alimentação.

Febre e dor: Freqüentemente pode acontecer de ter febre ( 37°C, 38,5°C), dores de garganta e ouvido, o que não deve ser causa de inquietação, pois são manifestações passageiras. Nesses casos, deve ser dada a medicação analgésica específica. Não pingar remédios e nem óleos nos ouvidos.

A remoção das amígdalas gera um trauma local, que leva a diferentes níveis de inchaço (edema) da garganta. Dependendo da anatomia de cada um. pode haver alguma obstrução nos primeiros dias após a cirurgia, gerando sensação de falta de ar.

Por outro lado, diversos estudos demonstraram que o núcleo central da amígdala tem um papel chave para organizar as respostas de medo condicionadas, enquanto outros sugerem que esse núcleo não está envolvido na organização das respostas comportamentais em situações que evocam medo inato159.

Critérios para retirada das amígdalas
Mais de cinco episódios de dor ou inflamação da garganta por ano, durante dois anos consecutivos; Três episódios de dor ou inchaço da garganta ao ano durante três anos seguidos.

A cirurgia para retirada das amígdalas pode ser feita com ou sem a remoção das adenoides (também chamadas de “carne esponjosa”). Ainda que não haja consenso, a ABORL-CCF afirma que o procedimento é indicado, a partir dos quatro anos de idade, para pacientes que não apresentaram melhora com o tratamento clínico.

Sendo assim, quem não tem as amígdalas, não corre o risco de ter caseum. Esta condição não é transmissível e os riscos são mínimos, mas a convivência com os sintomas é árdua. Por sorte, geralmente, o tratamento pode ser feito facilmente em casa.

As amígdalas e adenoides podem aumentar de tamanho (ficar maiores) por causa de uma infecção ou outra causa, ou podem ser grandes no nascimento. O aumento do tamanho das amígdalas e adenoides é comum em crianças e normalmente não precisam de nenhum tratamento.

O otorrinolaringologista é o médico especializado no diagnóstico e tratamento, clínico e cirúrgico, das doenças dos ouvidos, nariz, garganta, laringe e pescoço.

As amigdalites são causadas principalmente por vírus e bactérias, mas podem ocorrer processos mistos e, às vezes, associações com fungos. Os vírus estão implicados com cerca de 50% a 70% das inflamações, especialmente os que causam também gripes e resfriados, como o adenovírus.

O preço da cirurgia de remoção das amígdalas pode variar bastante a depender dos honorários médicos, técnicas empregadas, estrutura hospitalar e localização do hospital. No entanto, o procedimento pode ser encontrado por valores que variam entre R$6.000,00 e R$15.000,00.