Como saber se a amígdala está inflamada?

Perguntado por: vmendes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 11 votos

– Dificuldade para engolir; – Algumas pessoas podem sentir dor de ouvido; – Às vezes, inchaço dos gânglios do pescoço e da mandíbula. Na amidalite bacteriana podem aparecer, também, pontos de pus amarelado nas amídalas e pode haver uma camada amarelada na língua.

A amigdalite é a inflamação das amígdalas. Sintomas como dor de garganta e de cabeça, febre, alterações da voz, halitose (mau hálito), dificuldade na deglutição (dificuldades em engolir), entre outros, são frequentes na amigdalite, como veremos adiante.

Os remédios que podem ser usados são analgésicos e podem ser usados anti-inflamatórios como ibuprofeno, diclofenaco e nimesulida. Pode-se usar também dipirona e paracetamol para os sintomas febris. Evite usar anti-inflamatórios sem o médico indicar. A doença costuma melhorar após 5 a 7 dias.

Fique atento(a): quando a causa é bacteriana, a amígdala fica grande, podendo, inclusive, formar um abscesso. Nesses casos, o paciente tem dor de garganta muito forte, dificuldade severa para engolir e dores no corpo, além de febre alta e persistente.

Em relação a quanto tempo dura a amigdalite, o mais comum é que os sintomas persistam uma média de três a sete dias, mas existem casos mais graves que duraram até dez dias para uma recuperação completa.

Faça gargarejos com água salgada em temperatura ambiente por 30 segundos após as refeições. Isso pode ajudar tanto a desalojar as pedras quanto a aliviar qualquer dor decorrente de sua presença; Use um fio dental de água (também chamado de Waterpik) para ajudar a remover suavemente a pedra da amígdala.

Alimentos demasiadamente quentes ou frios, ácidos, que contenham cafeína e irritantes como temperos e condimentos, são os tipos que devem ser evitados por quem está com a garganta inflamada”, orienta o otorrinolaringologista Henrique Garchet.

Um truque caseiro para curar a amigdalite é fazer enxagues bucais com bicarbonato de sódio várias vezes ao dia. O bicarbonato é muito eficaz contra a infecção de garganta. Ideal para tratar as amígdalas inchadas.

As amigdalites são causadas principalmente por vírus e bactérias, mas podem ocorrer processos mistos e, às vezes, associações com fungos. Os vírus estão implicados com cerca de 50% a 70% das inflamações, especialmente os que causam também gripes e resfriados, como o adenovírus.

Na maioria das vezes, quando temos uma infecção local, ambos os lados são afetados. Porém, é possível ficar que as amígdalas fiquem inflamadas só de um lado. Embora seja muito raro, essa situação pode acontecer quando a infecção está no seu início, por exemplo.

As opções terapêuticas são: penicilinas (inclusive as aminopenicilinas: ampicilina e amoxicilina), cefalosporinas, macrolídeos e clindamicina [6]. Sulfonamidas, fluorquinolonas e tetraciclinas não devem ser usadas para o tratamento de faringite por S. pyogenes devido às elevadas taxas de resistência [7].