Quem está com queda de cabelo pode pintar o cabelo?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 18 votos

Quem está com queda aumentada de cabelo ou tem alopecia androgenética (calvície) pode pintar o cabelo? Sim! As tinturas danificam apenas os fios e não o folículo piloso. A única maneira de uma tinta de cabelo provocar queda é se ela causar uma dermatite no couro cabeludo.

Alterações da tireoide, anemia, estresse e falta de vitamina D são causas comuns de queda de cabelo fora do normal. O sintoma torna necessário investigar a causa do problema, que pode ter origem em uma doença do cabelo, do couro cabeludo ou ser uma questão de saúde que exerça influência nos fios.

Portanto, se você está preocupada com a relação entre o uso de tintura para cabelo e queda capilar, pode ficar tranquila, pois, a princípio, não existe essa relação.

"Crianças não devem e não podem pintar o cabelo, pois seus fios são mais finos e a pele mais sensível. Isso pode ocasionar alergia no couro cabeludo e na pele", alerta Ruth Ferreira, sócia do Studio Carpe Diem, salão unissex que reúne beleza e estética no Rio de Janeiro.

biotina

As vitaminas do complexo B são importantes para a saúde do cabelo, pois atuam na produção de queratina. A deficiência dessas vitaminas, especialmente a biotina (B7), leva à queda e fragilidade do cabelo.

Falta de nutrientes
Hábitos alimentares ruins são uma das principais causas de perda de cabelo. A ausência de vitaminas, proteínas e minerais causa enfraquecimento dos fios, tornando-os mais suscetíveis à queda. Sendo assim, capriche na ingestão do que faz bem!

Tanto a falta como o excesso de algumas vitaminas podem contribuir para a queda de cabelos. A deficiência de vitaminas, como a vitamina D, vitamina B12 e ferro, pode levar à queda de cabelos.

Tanto o processo de abertura da cutícula quanto a oxidação da melanina podem causar danos à estrutura do fio, favorecendo sua quebra. Além disso, alguns componentes das tinturas podem provocar alergias na pele do couro cabeludo, pescoço e face.

Como saber se a queda é normal? Como o cabelo está sempre se renovando, é normal que alguns fios se soltem quando você lava, penteia ou simplesmente passa a mão pelo cabelo. Isso acontece porque os fios têm um ciclo de vida e, depois de algum tempo, eles caem para dar espaço para novos fios crescerem.

Por ter menos componentes químicos agressivos, o tonalizante resseca menos os fios do que a tintura permanente. Muitos produtos, inclusive, fazem a função de colorir e hidratar. Ainda assim, não deixe de lado os tratamentos pós-coloração, como uma boa hidratação ou reconstrução dos fios.

Autenticidade e cabeça fria são algumas da vantagens de abandonar a tintura

  1. Cortar custos. ...
  2. Diminuir a preocupação. ...
  3. Ajudar seu cabelo a crescer. ...
  4. Manter os fios mais bonitos. ...
  5. Dar um tempo para que o cabelo fique melhor em futuras experiências. ...
  6. Mudar o visual. ...
  7. Curtir sua originalidade. ...
  8. Dedicar seu tempo a outras coisas.

A espironolactona e o alfaestradiol são ambos utilizados para tratar alopecia feminina. Mulheres também têm certa quantidade de testosterona no corpo, e é exatamente isso que faz com que o DHT seja gerado e implique na perda de cabelo. O que a espironolactona e o alfaestradiol fazem é reduzir a ação desse hormônio.

testosterona

Existem diversos andrógenos, sendo a testosterona e seu derivado diidrotestosterona (DHT) os mais envolvidos na calvície e queda de cabelo. Outros andrógenos incluem a androstenediona, a deidroepiandrosterona (DHEA) e o sulfato de deidroepiandrosterona (SDHEA).

Tipos mais comuns de alopecia:
A doença se desenvolve desde a adolescência, quando o estímulo hormonal aparece e faz com que, em cada ciclo do cabelo, os fios venham progressivamente mais finos. O sintoma mais frequente na alopecia androgenética é o afinamento dos fios.