Quem tem alopecia tem que lavar o cabelo todo dia?

Perguntado por: lAvila . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 10 votos

Alguns dizem que as substâncias químicas presentes no xampu podem danificar o couro cabeludo quando lavado com muita frequência. Os especialistas afirmam que esse é outro mito. No geral, o cabelo deveria ser lavado todos os dias ou pelo menos a cada dois dias, embora isto dependa do tipo de cabelo da pessoa.

Para isso, devemos estimular a lavagem com maior frequência do couro cabeludo (se necessário diária), retirando mitos que a grande maioria têm de que o cabelo irá cair mais por lavar frequentemente ou até mesmo apodrecer.

Para quem sofre de alopecia androgenética, não. O motivo é simples: o problema é genético. Portanto, soluções tópicas não vão cortar o problema pela raiz.

Fatores emocionais, traumas físicos e quadros infecciosos podem desencadear ou agravar o quadro.

A taxa de queda diária dos fios não diminui ao se evitar lavá-los. Ela só se acumula para cair tudo de uma vez em uma próxima lavagem. Assim, a quantidade de cabelos que vão cair semanalmente é a mesma, lavando uma vez na semana ou diariamente.

Quando o problema é causado pela alopecia androgenética, a calvície não tem cura. Entretanto, existem tratamentos que podem retardar o processo de queda de cabelo. Geralmente são utilizados bloqueadores hormonais via oral.

A alopecia pode ser prevenida por meio de uma alimentação saudável e bem equilibrada, com todos os nutrientes. Os pacientes também devem evitar ficar de cabelos presos por muito tempo, para evitar a alopecia por tração. Evitar o uso de produtos químicos no cabelo também ajuda a manter os fios saudáveis.

Como cuidar do seu couro cabeludo

  1. Limpeza.
  2. Massagear o couro cabeludo.
  3. Máscaras.
  4. Dieta saudável.
  5. Menos sol.
  6. Sem produtos químicos.
  7. Evite a caspa.

Segundo a médica, raspar ou cortar o cabelo não tem impacto na melhora da alopecia, mas pode dar conforto aos pacientes por não verem fios caindo em grande quantidade e também por chamar menos atenção para áreas sem cabelos.

Quem tem pouco cabelo ou é careca precisa tomar ainda mais cuidado com o couro cabeludo, já que a região fica mais exposta às radiações ultravioleta A e B, potencialmente perigosos. “As pessoas que tem pouco ou nenhum cabelo nessa área correm mais risco de desenvolver um câncer de pele nesta região.