Quem tem adenomiose pode comer ovo?

Perguntado por: operes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 5 votos

Sim. Algumas maneiras de fazê-lo são dar preferência a frango, ovos, carnes e leite orgânicos, ou seja, de animais criados sem o uso de hormônios. Outra dica é moderar o consumo de vegetais que tenham em sua composição fitoestrógenos, que são compostos com estrutura química semelhante ao estrogênio.

Refeições industrializadas, cereais matinais, farinha branca, açúcar, adoçantes artificiais, refrigerantes, embutidos, carne vermelha, soja, leite, gorduras saturadas e produtos que contenham aditivos químicos, como corantes e conservantes contribuem para sobrecarregar nosso organismo com toxicidade.

Para isso é preciso evitar o consumo de alimentos muito gordurosos e ultraprocessados como frituras, carnes gordas em geral, pele de frango ou peixe, embutidos (linguiça, salsicha, presunto, mortadela), leite e derivados integrais, doces e guloseimas e alimentos congelados prontos para o consumo.

Por um lado, os ovos são fontes de vitamina E, vitamina que desempenha um forte efeito antioxidante e melhora a cicatrização dos ferimentos causados por hemorragias internas do endométrio. Os ovos também são fonte de ácido araquidônico, que ajuda a melhorar a imunidade e as respostas inflamatórias no corpo.

Como alimentos ultraprocessados, ricos em gorduras trans, açúcares simples, frituras, refinados e álcool.

O maior tempo de exposição aos hormônios femininos explica o porquê da maior ocorrência desta doença em mulheres ao redor dos 40 anos. Pelo mesmo motivo, os sintomas da adenomiose costumam piorar com o passar dos anos, mas depois melhoram na menopausa.

A obesidade e a idade do início precoce das menstruações (menarca) parecem estar também associadas a um maior risco de Adenomiose. Além dos fatores hormonais, tudo aponta para que existam fatores genéticos e imunológicos que possam favorecer o aparecimento da Adenomiose.

O consumo de leite também pode afetar o funcionamento do intestino. Por isso é preciso cautela e é melhor ingeri-lo em menor quantidade.

A única cura eficaz para a adenomiose é a cirurgia para retirada do útero.

Do outro estão os alimentos ultraprocessados, que favorecem as inflamações e a ocorrência dos sintomas. Carne vermelha e café também devem ser evitados por essas mulheres.

Água; Alho; Cranberry; Hortaliças verdes escuras (brócolis, escarola, couve, rúcula, espinafre e agrião);

A seguir, você confere uma lista de alimentos inflamatórios e também conhece aqueles que combatem o problema.

  • Carne vermelha. ...
  • Ultraprocessados. ...
  • Açúcar. ...
  • Gorduras trans. ...
  • Frituras. ...
  • Vegetais de folhas verde-escura.

Claro que o preparo do alimento pode destruir as bactérias, mas não elimina as toxinas, que são resistentes a altas temperaturas. É justamente isso que faz com que haja uma maior chance de causar inflamações e interferir negativamente em um pós-cirúrgico, por exemplo.

Além de que a vitamina D exerce expressão genética em mais de 900 genes e possui função anti-inflamatória, o que é muito importante na endometriose!

A chave para uma dieta sem glúten é optar por alimentos sem este elemento, tais como arroz integral ou selvagem, quinoa, milho-paínço, legumes e batata doce não têm glúten, e evitar os alimentos tais como pão, massas, bolos, cereais de pequeno-almoço, bolachas e outros, que apesar de indicarem que não têm glúten acabam ...