Porque quem tem endometriose não pode tomar café?

Perguntado por: vnascimento . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 18 votos

O excesso de café pode causar dor no estômago, tremores, ansiedade e insônia em mulheres com endometriose assim como em qualquer outra pessoa.

Cafeína - influência negativa
Esses dados corroboram a hipótese de que o consumo de café e bebidas cafeinadas pode estar relacionado à ocorrência de doenças dependentes de estrogênio. Seria, portanto, um fator de risco modificável para endometriose.

Carne vermelha e café também devem ser evitados por essas mulheres.

Como alimentos ultraprocessados, ricos em gorduras trans, açúcares simples, frituras, refinados e álcool.

Café da manhã:

  • Tapioca com chia e pastinha de ovo com azeite e orégano;
  • Abacaxi com canela;
  • Chá de erva doce.

Prefira alimentos frescos e não processados, de preferência orgânicos. Eles são parte fundamental de uma dieta anti-inflamatória. Esteja atenta também ao glúten. Essa proteína presente nos grãos, como trigo, centeio e cevada, pode ser muito prejudicial para mulheres que sofrem com endometriose.

O que mais causa inflamação crônica além da endometriose? Um estilo de vida inflamatório, como fumar, beber, dormir pouco, não se exercitar e ter uma dieta rica em alimentos inflamatórios pode contribuir para o desenvolvimento de processos inflamatórios crônicos.

O tratamento habitualmente envolve a interrupção do ciclo menstrual. Para isso, são usadas pílulas anticoncepcionais de modo contínuo, ou seja, sem pausas para menstruar. Também podem ser usados progestagênios isolados, hormônios injetáveis , implantes ou DIU que libera progesterona.

Quais alimentos evitar para controle da endometriose?

  • Refrigerantes, bebidas energéticas e álcool;
  • Açúcar e adoçantes artificiais;
  • Alimentos com excesso de óleo e gordura trans;
  • Alimentos ultraprocessados;
  • Carnes processadas ou defumadas.

De acordo com Luna, os mais recomendados são:

  • Chás para endometriose: Cúrcuma. ...
  • Chás para endometriose: Salsa. ...
  • Chás para endometriose: Alho e gengibre. ...
  • Chás para endometriose: Camomila. ...
  • Chás para endometriose: Erva-de-são-cristóvão.

Leite de vaca
Os leites e derivados, como queijos e iogurtes, são fontes de cálcio e vitamina D que, segundo estudos, são nutrientes capazes de reduzir marcadores inflamatórios, contribuindo para a diminuição dos sintomas provocados por níveis elevados de inflamação na endometriose.

No início do ciclo, por exemplo, o chá de camomila ajuda na limpeza uterina. Já o chá de anis possui efeito analgésico, ou seja, ideal para quem sofre com terríveis cólicas. A cúrcuma é uma opção para quem tem endometriose e também cólicas mais fortes pois tem ação anti-inflamatória.

Além de que a vitamina D exerce expressão genética em mais de 900 genes e possui função anti-inflamatória, o que é muito importante na endometriose!

Os alimentos mais recomendados são germe de trigo, cereais integrais, leguminosas, batatas, banana e aveia. Vitamina B12: Esta vitamina quando combinada com a vit. B1 e B6, produzem efeito antiinflamatório e analgésico.

Endometriose intestinal é quando o tecido que reveste o interior do útero (endométrio) se desenvolve nas paredes do intestino, dificultando o funcionamento do órgão e causando sintomas como alteração dos hábitos intestinais e dor abdominal intensa, especialmente durante a menstruação.