Qual é o remédio que é bom para falta de ar?

Perguntado por: evasconcelos8 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 15 votos

O sulfato de salbutamol, substância ativa de Aerolin, pertence a um grupo de medicamentos chamados broncodilatadores. O salbutamol relaxa a musculatura das paredes dos brônquios, ajudando a abrir as vias aéreas e tornando mais fácil a entrada e a saída de ar dos pulmões.

Sprays nasais e broncodilatadores são exemplos de remédios que ajudam a combater o sintoma. Eles devem ser usados sob prescrição médica. De preferência, acompanhados por medicações de controle da doença que provoca falta de ar – a exemplo de antialérgicos, anti-inflamatórios e antibióticos.

Chá de hortelã com gengibre sabor limão
Esta opção é repleta de benefícios para a saúde respiratória já que reúne ingredientes que já são conhecidos por contribuir para o funcionamento dos pulmões. Como já falamos aqui, o chá de hortelã, por si só, atua na abertura de vias aéreas.

A asma e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) são as principais causas do problema. A fibrose pulmonar idiopática também é uma possibilidade, mas em um grau menos frequente. Entenda melhor as enfermidades respiratórias que causam falta de ar: Asma e bronquite São as causas mais comuns da falta de ar.

Cansaço e falta de ar simultâneos
É importante deixar claro que sentir cansaço e falta de ar simultaneamente pode estar indicando alguma doença. Angina, pneumotórax ou a chegada de uma gripe podem ter esses sintomas como aviso.

6 dicas de como evitar e controlar problemas respiratórios

  • Umidade do ar. ...
  • Hidratação. ...
  • Ventilação. ...
  • Lavagem do nariz. ...
  • Higienização das mãos. ...
  • Atividades aquáticas.

A melhor posição, de acordo com Renata, é a lateral, preferencialmente do lado esquerdo.

Xarope de Guaco – Herbarium
As folhas do guaco são bastante utilizadas na medicina brasileira para o tratamento de doenças do trato respiratório devido ao seu efeito broncodilatador, expectorante e supressor da tosse. Por isso, por muitos é considerado o melhor expectorante.

Falta de ar no repouso ou realizando esforço
A falta de ar pode ser indício de algum problema cardíaco, quando ela se apresenta ao realizarmos atividades simples, como: Subir escadas; Correr curtas distâncias; Praticar exercícios físicos que exigem pouca energia, como caminhadas.

A falta de ar gerada nas crises de ansiedade (quando considerada um distúrbio psiquiátrico) é intermitente, aparecendo e desaparecendo ao longo de algumas horas. Além disso, ela surge de forma súbita e intensa. Ao mesmo tempo, costuma vir acompanhada de sintomas como insônia e alterações alimentares.