Como saber se o seu pulmão está bem?

Perguntado por: afurtado . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.9 / 5 11 votos

A respiração ideal de qualquer pessoa deve ser leve e silenciosa. Isso mostra que o processo adequado do pulmão está em plena ocorrência. No entanto, é comum que algumas pessoas passem a ouvir chiados ao inspirar ou expirar, tal como se houvesse algum tipo de bloqueio na saída ou entrada de ar.

Os testes de função pulmonar medem o ar que você inspira e expira para avaliar se os seus pulmões estão funcionando bem. Saiba mais sobre esses testes rápidos e fáceis, mas que são essenciais. Os testes de função pulmonar ajudam a identificar os sinais precoces de problemas pulmonares ou acompanhar a progressão.

A tosse é um dos indicativos mais comuns de que algo pode não estar bem com o seu pulmão. Ela está presente na maioria das infecções pulmonares, de diferentes formas: seca, com catarro, e até mesmo com sangue.

O pulmão do fumante fica completamente escurecido pelo alcatrão, enquanto o pulmão de uma pessoa saudável tem a coloração mais rosada e um aspecto muito melhor. Mas é claro que as diferenças não param por aí e vão muito além da estética.

Dizemos que um pulmão está comprometido quando ele foi tomado por uma infecção, que é causada, na maioria dos casos, por vírus ou bactérias. Quando o paciente tem mais de 50% do pulmão comprometido, ele passa a correr risco de morte.

Exercícios de respiração: 4 maneiras simples de fortalecer a saúde pulmonar

  1. 1 — Movimentação dos braços. “Inspire o ar abrindo e elevando os braços para o lado e expire fechando-os em direção à lateral das pernas. ...
  2. 2 — Inclinação do tronco. ...
  3. 3 — Para repetir durante o dia. ...
  4. 4 — Brincadeiras funcionais para as crianças.

— A orientação é realizar exercícios respiratórios diários simples e básicos, como inspirar o ar pelo nariz e expirar pela boca inúmeras vezes. Esses exercícios têm o objetivo de manter a ventilação pulmonar normal e fortalecer a musculatura respiratória, como o diafragma e músculos acessórios da respiração.

Sinais e sintomas do câncer de pulmão
Falta de ar, chiado no peito ou rouquidão. Dor no peito que não passa e piora quando a pessoa respira fundo, tosse ou dá risada. Dor no braço ou no ombro. Tossir sangue ou catarro com cor de ferrugem.

Espirometria (do latim “spiro”, que significa respirar, e do grego “metron”, que significa medir) é o exame que avalia a maneira como o ar entra e sai dos pulmões.

Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
Uma das mais graves enfermidades causadas em função do tabagismo é a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, mais conhecida como DPOC. Quem desenvolve essa condição perde a função pulmonar de maneira irreversível, em razão da destruição dos alvéolos.

7 cuidados essenciais para manter a saúde do pulmão

  1. Tenha uma alimentação saudável. Algumas doenças pulmonares podem ser infecciosas e transmissíveis. ...
  2. Pratique atividades físicas. ...
  3. Beba água. ...
  4. Evite exposição a poeiras e fumaça. ...
  5. Não fume. ...
  6. Mantenha a limpeza da casa. ...
  7. Faça exames periodicamente.

A limpeza inadequada da casa prejudica a saúde dos pulmões
Por falta de tempo ou até preguiça, você pode estar deixando a poeira impregnar seus móveis ou os lençóis de sua cama e os tapetes até que realmente os limpe. Mas, não manter a casa limpa e isenta de ácaros é muito prejudicial à saúde pulmonar.

Os principais sintomas são: febre, calafrios, tosse, dor no peito, dor no tórax e respiração rápida e curta. Em casos mais graves o paciente pode apresentar cianose, aumento da frequência cardíaca, pressão baixa e confusão mental. O tratamento é realizado com antifúngicos.

Os pulmões e suas estruturas até podem se regenerar e permitir melhora na qualidade de vida, mas os danos acumulados são irreparáveis. Ao cessar o tabagismo, a recuperação começa imediatamente. Mesmo após anos fumando, alguns meses são suficientes para promover melhora na qualidade de vida da maioria dos fumantes.

Entre 2 a 12 semanas, a circulação melhora e a função pulmonar aumenta. Entre 1-9 meses, a tosse e a falta de ar diminuem. Dentro de 5 a 15 anos, o risco de AVC é reduzido ao de um não fumante. Em 10 anos, a taxa de mortalidade por câncer de pulmão é cerca de metade da de um fumante.

Para um adulto em repouso, a frequência respiratória normal fica entre 12 e 20 mrm, isto é, movimentos respiratórios por minuto.