Qual o melhor antiinflamatório para adenomiose?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

EPIGALOCATEQUINA 3-GALATO. É um polifenol abundante no chá branco e no chá preto. É um antioxidante que inibe fatores de crescimento e tem propriedades anti-inflamatórias. Tem demonstrado ainda melhora da dor na endometriose e supressão da infiltração miometrial na Adenomiose.

Uso contínuo de anticoncepcionais para suspender a menstruação ou uso de DIU Mirena são opções válidas para algumas pacientes. Outros medicamentos que podem ser usados no tratamento da adenomiose são: Análogos da GnRH (Zoladex®, Lupron depot®, Lorelim depot®). Danazol (Ladogal®).

Uso de anti-inflamatórios: Os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como o ibuprofeno e o naproxeno, podem ajudar a aliviar os sintomas da adenomiose.

Causas de adenomiose
Invasão por cirurgia: a invasão de células endometriais também pode ocorrer como consequência de cirurgia, como uma cesariana; Origens do desenvolvimento:as células do endométrio foram depositadas no miométrio durante o desenvolvimento intrauterino.

A única cura eficaz para a adenomiose é a cirurgia para retirada do útero.

Doença inflamatória causa sangramento prolongado e cólicas severas. A adenomiose é uma doença similar à endometriose e também pode causar infertilidade, além de dores e sangramentos excessivos durante a menstruação.

Para ajudar a amenizar esse desconforto causado pela doença, as pacientes podem recorrer aos exercícios físicos. “Ao liberar endorfina, a atividade física melhora o limiar da dor das pacientes.

Para o tratamento sintomático, podem ser usados anti-inflamatórios não esteroides, como Ibuprofeno 600 mg, 8/8 h, e outros analgésicos, como Dipirona 1 g, de 6/6 h, ou Paracetamol 1 g, 6/6 h [10,11].

entre portadoras de ENDOMETRIOSE e ADENOMIOSE !!

Alimentos ultraprocessados, como biscoitos e comidas prontas congeladas; Temperos prontos; Café; Carne vermelha.

Cerca de um terço das mulheres com adenomiose não apresenta sintomas. Quando eles aparecem, os principais são cólicas menstruais e aumento do fluxo menstrual que, em casos mais severos, pode gerar até anemia. A dificuldade para engravidar também é um indício importante da presença da doença.

Dor pode ser um sintoma também muito vago mas existem alguns aspectos que são importantes para o médico fechar diagnóstico. Adenomiose pode causar sangramento menstrual intenso ou prolongado, às vezes com coágulos, cólicas fortes e dor durante a relação sexual.

Zona juncional acima de 8 mm está associada a adenomiose.
A dosagem do CA-125, um marcador tumoral, pode ajudar: mulheres com adenomiose podem ter CA-125 bastante elevados. Porém, uma dosagem normal não exclui a doença, e o quadro clínico deve ser analisado como um todo.

A adenomiose incha a barriga ou causa aumento de peso? ​Conforme explica o Dr. Alexandre Brandão, “algumas pacientes relatam distensão abdominal com a adenomiose, porque a doença causa inflamação intestinal, assim, o ritmo intestinal muda.