Quem tem adenomiose pode comer chocolate?

Perguntado por: aferrari . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 12 votos

Não, o chocolate não aumenta o fluxo menstrual. O aumento do fluxo está mais relacionado a possíveis doenças, como adenomiose e miomas no útero7. Então, caso note um aumento grande em seu fluxo, converse com seu ginecologista!

Refeições industrializadas, cereais matinais, farinha branca, açúcar, adoçantes artificiais, refrigerantes, embutidos, carne vermelha, soja, leite, gorduras saturadas e produtos que contenham aditivos químicos, como corantes e conservantes contribuem para sobrecarregar nosso organismo com toxicidade.

Alimentos gordurosos aumentam a inflamação do organismo, e os chocolates ao leite e branco, não são recomendados por terem um alto teor de gordura em sua composição. O único tipo de chocolate aliado contra a endometriose, é o meio amargo.

O consumo de leite também pode afetar o funcionamento do intestino. Por isso é preciso cautela e é melhor ingeri-lo em menor quantidade.

O que evitar
Farinhas, açúcares, bolos e outros alimentos ricos em glúten. Alimentos dessa classe de carboidratos simples apresentam verdadeiros desafios ao processo de digestão, podendo muito facilmente agredir o intestino, auxiliando para o estresse do corpo.

O maior tempo de exposição aos hormônios femininos explica o porquê da maior ocorrência desta doença em mulheres ao redor dos 40 anos. Pelo mesmo motivo, os sintomas da adenomiose costumam piorar com o passar dos anos, mas depois melhoram na menopausa.

A obesidade e a idade do início precoce das menstruações (menarca) parecem estar também associadas a um maior risco de Adenomiose. Além dos fatores hormonais, tudo aponta para que existam fatores genéticos e imunológicos que possam favorecer o aparecimento da Adenomiose.

Como alimentos ultraprocessados, ricos em gorduras trans, açúcares simples, frituras, refinados e álcool.

O que comer e o que não comer
A dieta deve ser baseada em alimentos com propriedades anti-inflamatórias, incluindo frutas, legumes, verduras, sementes, proteínas vegetais e gorduras boas. Por outro lado, é preciso evitar produtos ultraprocessados e reduzir o consumo de café e carne vermelha.

Sim. Algumas maneiras de fazê-lo são dar preferência a frango, ovos, carnes e leite orgânicos, ou seja, de animais criados sem o uso de hormônios. Outra dica é moderar o consumo de vegetais que tenham em sua composição fitoestrógenos, que são compostos com estrutura química semelhante ao estrogênio.