Quem tem adenomiose ovula?

Perguntado por: ifigueiredo . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 20 votos

Apesar de ser um pouco mais difícil, é possível engravidar, mesmo com adenomiose. Estimativas indicam que 14% das mulheres inférteis têm essa patologia.

A adenomiose pode afetar a gravidez, portanto recomenda-se que a paciente faça um acompanhamento rigoroso com o ginecologista. A doença pode, por exemplo, provocar uma gravidez ectópica, quando a gestação ocorre fora do útero, ou um aborto.

Na adenomiose, durante período menstrual, as células infiltradas do miométrio apresentam discreto sangramento, formando cistos próximos ao endométrio, visíveis ao ultrassom e à ressonância, levando a um aumento do volume uterino, cólicas e fluxos menstruais abundantes e irregulares.

Se você tem adenomiose e deseja engravidar recomendamos Agendar uma Consulta com Médico Especialista em Reprodução Humana para Avaliação e Tratamento. A Técnica de Reprodução Assistida – FIV pode ser uma opção nas doentes inférteis com adenomiose que pretendem engravidar.

Na adenomiose, o tecido endometrial está localizado no próprio útero, invadindo o miométrio que é a camada intermediária de revestimento uterino. As duas condições estão relacionadas à infertilidade, podendo até mesmo coexistir.

Apesar de ser um pouco mais difícil, é possível engravidar, mesmo com adenomiose. Estimativas indicam que 14% das mulheres inférteis têm essa patologia. Com o tratamento devido, existem chances de a gravidez ocorrer. A dificuldade de engravidar para quem tem adenomiose ocorre no momento da nidação.

Doença inflamatória causa sangramento prolongado e cólicas severas. A adenomiose é uma doença similar à endometriose e também pode causar infertilidade, além de dores e sangramentos excessivos durante a menstruação.

Não! A adenomiose é uma doença benigna do útero, não tendo risco de evoluir para câncer. Entretanto, necessita de acompanhamento ginecológico, principalmente quando causam sintomas.

Zona juncional acima de 8 mm está associada a adenomiose.
A dosagem do CA-125, um marcador tumoral, pode ajudar: mulheres com adenomiose podem ter CA-125 bastante elevados. Porém, uma dosagem normal não exclui a doença, e o quadro clínico deve ser analisado como um todo.

Se os sintomas impactarem a qualidade de vida ou não houver resposta ao tratamento clínico, o tratamento cirúrgico é a melhor opção.

Para mulheres com adenomiose que querem engravidar, a Fertilização in Vitro (FIV), aliada a outros tratamentos, é a técnica de reprodução assistida mais recomendada. Ou seja, a com maiores chances de sucesso.

Alimentos ultraprocessados, como biscoitos e comidas prontas congeladas; Temperos prontos; Café; Carne vermelha.

Para ajudar a amenizar esse desconforto causado pela doença, as pacientes podem recorrer aos exercícios físicos. “Ao liberar endorfina, a atividade física melhora o limiar da dor das pacientes.